Categories: Destaque MTFeatured

Unemat abre seleção especial com 1.098 vagas para ingresso em cursos no segundo semestre

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu uma seleção especial para ingresso de novos alunos no período letivo 2026/2. Ao todo, são ofertadas 1.098 vagas presenciais, além de cadastro de reserva, distribuídas em diversos cursos e câmpus da instituição no estado. As inscrições começam em 18 de maio e seguem até 15 de junho.

De acordo com o edital, a seleção será realizada por dois métodos diferentes, conforme o curso escolhido: pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as edições de 2021 a 2025, ou por meio da análise do histórico escolar do ensino médio.

Para os cursos de direito, enfermagem e medicina, a seleção será feita exclusivamente com base nas notas do Enem. Nestes casos, os candidatos deverão pagar taxa de inscrição de R$ 60.

Já para as demais graduações, a classificação será realizada a partir do desempenho escolar do 1º ao 3º ano do ensino médio nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, biologia e história. Para esses cursos, a inscrição será gratuita.

Outros cursos ofertados:

  • Administração
  • Agronomia
  • Alimentos
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciência da Computação
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Educação Física
  • Engenharia de Produção Agroindustrial
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Florestal
  • Geografia
  • Gestão de Turismo
  • História
  • Jornalismo
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Processos Gerenciais
  • Sistemas de Informação
  • Zootecnia
A universidade também reservou vagas para o sistema de ações afirmativas. Podem concorrer candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, divididos entre cotas para negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PCD) e ampla concorrência de escola pública.

As inscrições

As inscrições e o envio da documentação comprobatória deverão ser feitos exclusivamente pela internet, no site oficial da universidade.

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição para os cursos pagos vai das 8h do dia 18 de maio até as 23h59 de 21 de maio, no horário de Cuiabá. Já as inscrições gerais seguem abertas até as 23h59 de 15 de junho.

O Noroeste

Recent Posts

Aneel mantém bandeira amarela em julho e conta de luz terá cobrança extra – O Mato Grosso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26/6) que a bandeira tarifária…

2 horas ago

Governo paga salários de junho aos servidores nesta segunda – O Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso realiza nesta segunda-feira o pagamento dos salários referentes ao mês…

2 horas ago

Governo estuda ampliar limite de faturamento do MEI para até R$ 140 mil – O Mato Grosso

O governo federal estuda aumentar o limite anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI). A…

4 horas ago

Obras do BRT no entorno do Centro Político entram na fase final com início da sinalização

As obras de implantação da infraestrutura do Sistema BRT no entorno do Centro Político Administrativo…

6 horas ago

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os…

6 horas ago

Prefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas

Os prefeitos Alexandre Lopes de Oliveira, de Campo Verde, e Rodrigo Benassi, de Colíder, manifestaram…

6 horas ago