Categories: MT MAISPolitica MT

Pivetta quer construir UBS em todos os bairros sem unidade em MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) assumiu o compromisso de construir unidades básicas de saúde em todos os bairros de Mato Grosso que ainda não contam com estrutura de atendimento primário.

A declaração foi feita durante o 3º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizado em Cuiabá, que reúne gestores e profissionais da área para discutir os desafios e avanços do SUS no Estado.

A proposta tem como foco ampliar o acesso da população ao atendimento preventivo, fortalecer a atenção básica e evitar que problemas de saúde se agravem até chegar às unidades de urgência, pronto-atendimento ou hospitais.

No SUS, a atenção primária é considerada a porta de entrada preferencial do sistema e envolve ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, acompanhamento, reabilitação e redução de danos.

Ao falar aos secretários municipais, Pivetta afirmou que o Estado tem feito repasses voluntários aos municípios em áreas como saúde, educação e infraestrutura, mas defendeu que o próximo passo é qualificar a atenção básica.

“E eu quero aqui assumir um compromisso com vocês. Nós vamos construir unidades básicas de saúde em todos os bairros que ainda não tenham unidades básicas de saúde. Nós somos o governo mais municipalista da história de Mato Grosso. Todo ano nós transferimos para os 142 municípios de Mato Grosso de maneira voluntária. Para a saúde, para a educação, para infraestrutura urbana. E é por isso que eu quero convocar vocês. Para que nós possamos fazer o que ainda não fizemos, que é uma atuação mais forte na atenção básica. Não tem como fazer o nosso SUS funcionar sem cuidar do início dos problemas”, declarou.

A ampliação das UBSs também pode ajudar os municípios a organizar melhor o fluxo de atendimento, reduzir a sobrecarga em unidades de média e alta complexidade e garantir acompanhamento mais próximo de pacientes com doenças crônicas, gestantes, crianças, idosos e pessoas que dependem de atendimento contínuo.

O congresso, realizado entre os dias 13 e 15 de maio, deve reunir mais de 1,2 mil participantes para debater temas como financiamento, regionalização, gestão municipal e fortalecimento do SUS em Mato Grosso.

O Noroeste

Recent Posts

Caminhoneira youtuber relata furto de três módulos de caminhões estacionados em armazém de MT

Aline Füchter Ouriques contou que outro veículo, de cor vermelha, teve o equipamento furtado; Polícia…

1 minuto ago

Renner remarca show em Cuiabá em homenagem a Rick

Dupla faria show na capital mato-grossense neste sábado (17). Nova data faz parte do projeto…

10 minutos ago

Seduc estende até 23 de outubro o período de solicitação de vagas na Rede Estadual

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) prorrogou, nesta sexta-feira (16.10), o…

11 minutos ago

Chuva da madrugada de quarta-feira atinge 85% do volume esperado para o mês em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, informa que a chuva registrada na…

16 minutos ago

Mauro defende autonomia de Pivetta para mudar staff e aprova indicação para a Casa Civil I MT

O ex-governador e senador eleito Mauro Mendes (União) defendeu publicamente a total autonomia do governador…

16 minutos ago

Promulgada a Emenda Constitucional das folgas, veja prazos de transição e regras da jornada de 40 horas

A rotina de milhões de trabalhadores brasileiros começa a mudar de forma definitiva a partir…

2 horas ago