Categories: Agro.MTFeatured

Assistência técnica da Empaer fortalece produção e incentiva jovens no campo

Sítio Recanto Feliz é um dos exemplos de como os investimentos em assistência técnica e apoio à produção têm fortalecido as famílias no campo

O trabalho de assistência técnica desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf-MT), tem transformado a realidade de produtores da agricultura familiar em diversas regiões de Mato Grosso. No município de Bom Jesus do Araguaia, o sítio Recanto Feliz é um dos exemplos de como os investimentos em assistência técnica, incentivo à diversificação e apoio à produção têm fortalecido as famílias no campo.

Aos 23 anos, o jovem produtor Pedro Henrique Oliveira Quixabeira decidiu apostar no cultivo do café como alternativa para diversificar a renda da família. Morador do sítio Recanto Feliz, ele teve o projeto de implantação da lavoura validado pela Empaer e foi contemplado com um kit de irrigação e 3.300 mudas de café.

“Meu pai está apoiando a ideia que tive de iniciar o plantio de café. Comecei com esse experimento em um hectare e vamos nos dedicar para que possamos diversificar a produção aqui no sítio. Aqui posso contar com o apoio da assistência técnica da Empaer; o agrônomo Aldemir nos ajuda bastante”, destacou Pedro Henrique.

Segundo o jovem produtor, além de ampliar as oportunidades dentro da propriedade, o projeto também pode gerar novas possibilidades para outras famílias da comunidade.

“Futuramente, com a minha produção, vou poder ajudar oferecendo mão de obra. Temos também outros produtores que estão iniciando. Fomos provocados pelo técnico da Empaer, recebemos suporte da Seaf e estou bem animado”, afirmou.

O técnico da Empaer, Aldemir, explica que a iniciativa começou após debates com a Secretaria Municipal de Agricultura para introduzir o cultivo do café na região.

“Inicialmente, tivemos uma conversa com o secretário de Agricultura do município e trabalhamos a ideia de introduzir o plantio de café aqui na região. Depois, fomos em busca de famílias interessadas na cultura, e três famílias foram selecionadas a partir do projeto que auxiliamos”, relatou.

De acordo com ele, a ação contou com apoio integrado entre Estado e município para garantir a implantação das lavouras.

“Conseguimos as mudas com a Seaf e, anteriormente, já tínhamos conseguido os kits de irrigação. Ao todo, foram 10 kits de irrigação. Em parceria com a prefeitura, conseguimos atendimento com trator, calcário e, em alguns locais, construímos reservatórios. A implantação deu muito certo”, explicou.

Neste primeiro momento, os produtores estão cultivando as variedades de café clone robusta 06 e 08. “Aqui temos três produtores, cada um plantou um hectare de café, e logo vamos plantar em outras duas propriedades”, destacou Aldemir.

Além do café, a proposta da assistência técnica é incentivar novas cadeias produtivas na agricultura familiar da região. “Queremos trazer o maracujá, o açaí e ver esse povo trabalhar, produzir e ter renda”, completou o técnico.

O sítio Recanto Feliz já havia sido beneficiado anteriormente com ações do programa de melhoramento genético voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite, demonstrando a continuidade do trabalho de assistência técnica e apoio ao pequeno produtor rural desenvolvido pela Empaer e parceiros no município.

O Noroeste

Recent Posts

Chuva e frio: como fica o tempo nesta semana em MT

Na capital, a mínima prevista é de 17°C. Já Chapada dos Guimarães pode chegar a…

15 minutos ago

Mato Grosso abre 37 mil empresas e registra alta de 20% no primeiro trimestre

Cuiabá lidera ranking de novos negócios e indústria apresenta maior crescimento proporcional no Estado Mato…

18 minutos ago

Confira a programação de atendimentos da Van Rosa nesta semana em Várzea Grande e Cuiabá

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza, entre os dias 18…

20 minutos ago

Conclusão das pistas está prevista para junho; estações, terminais e frota seguem em implantação

As obras de implantação da infraestrutura para os corredores de transporte em Cuiabá e Várzea…

22 minutos ago

PRF apreende 133 kg de cocaína e comprimidos de anfetamina em caminhão frigorífico em MT

Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na madrugada de domingo (17), a apreensão de aproximadamente 133…

23 minutos ago

Gefron apreende carga de 26 kg de pasta base de cocaína em MT avaliada em R$ 500 mil

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, nesta sexta-feira (15.5), um veículo que transportava 25…

23 minutos ago