Cobra canina de quase dois metros é resgatada em casa. — Foto: CBMMT
Uma cobra da espécie caninana, com cerca de 2 metros de comprimento, foi resgatada dentro de uma casa no bairro Jardim das Flores, em Matupá, a 629 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (18).
Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta do meio-dia após moradores encontrarem a serpente dentro do imóvel.
Os militares fizeram a captura do animal de forma segura. Em seguida, a cobra foi levada para uma área de mata e solta longe da região urbana.
Conhecida cientificamente como Spilotes pullatus, a caninana é uma das maiores serpentes do Brasil e pode ultrapassar 2,5 metros. Apesar de não ser peçonhenta, pode adotar postura defensiva quando se sente ameaçada, erguendo a cabeça, achatando o pescoço e podendo até morder.
Apesar da postura intimidadora, ela não possui veneno e não representa risco direto aos humanos. Ela pode ser encontrada em praticamente todos os biomas do país, com exceção dos Pampas.
A espécie se alimenta de pequenos mamíferos, aves, anfíbios e até de outras serpentes, inclusive venenosas. Esse hábito reforça sua grande importância ecológica, já que contribui para o controle das populações de animais e ajuda a manter o equilíbrio ambiental.
O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos envolvendo animais silvestres, a população não tente capturar o animal por conta própria.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que, ao encontrar um animal silvestre que necessite de resgate, a população deve acionar a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros.
A orientação é não tentar capturar o animal, para evitar riscos tanto à segurança das pessoas quanto à integridade do animal.
As pré-inscrições para o Fórum LIDE Mato Grosso – Liderança e Empreendedorismo 2026 estão abertas.…
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a defender melhorias na estrutura e no funcionamento do…
A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou, na manhã desta terça-feira (14),…
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) e a Comissão de Constituição,…
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) pediu uma "aliança pela água" para solucionar a crise hídrica…
As vereadoras Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Manteli (Podemos) e Michely Alencar (União), em entrevista à…