Categories: Featured

Polícia mira estelionatários em Cuiabá e Várzea Grande por golpe do “falso intermediário”

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Interpositus, em apoio a Polícia Civil de Goiás para cumprimento de 16 mandados visando desarticular uma associação criminosa investigada por aplicar golpes pela internet.

Na operação foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão, contra alvos nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Os suspeitos são investigados por associação criminosa e estelionato por meio eletrônico.

O trabalho operacional foi realizado pela equipe da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, em parceria com o Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Trindade, da 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Goiás.

Investigação

As diligências iniciaram após a vítima, moradora do município de Trindade (GO), cair no golpe do “falso intermediário”, e sofrer prejuízo de aproximadamente R$ 130 mil.

Conforme apurado, os golpistas clonaram um anúncio legítimo de venda de caminhão, republicando-o por valor inferior em plataforma diversa, passando a intermediar fraudulentamente a negociação entre comprador e verdadeiro proprietário, sem que nenhum soubesse da existência do golpe.

Os criminosos convenceram a vítima a realizar várias transferências bancárias para contas de terceiros, sob o pretexto de concluir a compra do veículo. Somente no momento da transferência do veículo, que a vítima e o proprietário descobriram que era golpe.

Durante investigação os suspeitos foram identificados, bem como as medidas cautelares foram decretadas pela Justiça, embasadas nas provas e evidências de autoria criminosa.

Parceria

A Operação Interpositus reforça o compromisso das Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás, no combate aos crimes patrimoniais praticados por meios digitais, especialmente fraudes eletrônicas interestaduais, que causam elevados prejuízos financeiros às vítimas.

O Noroeste

Recent Posts

Programa de renegociação de dívidas é prorrogado até 31 de agosto – O Mato Grosso

A prorrogação do programa de renegociação de dívidas bancárias, o Desenrola Brasil 2.0, foi oficializada…

16 horas ago

Batida entre motos deixa um morto e outro ferido em MT; Video

O motociclista Jonas Bulhão Júnior, de 38 anos, morreu após bater em um veículo Fiat…

18 horas ago

Mato Grosso é feito pelas mãos de quem planta

Antes de ser líder nacional na produção de grãos, carnes e fibras, Mato Grosso é…

18 horas ago

Competições automobilísticas aquecem a economia local; investimentos milionários I MT

Sequência de competições nacionais de automobilismo tem transformado o Parque Novo Mato Grosso em um…

18 horas ago

Pivetta defende reforma urbana e anuncia programa habitacional em Várzea Grande I MT

O governador Otaviano Pivetta anunciou que pretende colocar em prática um programa habitacional para reduzir…

18 horas ago

Centro de Zoonozes está com filhotes de cães, gatas e cães adultos para doação

O Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande está com pets para adoção. Mesmo…

18 horas ago