O custo para produzir soja em Mato Grosso na safra 2026/27 voltou a subir e já preocupa produtores do Estado. Segundo levantamento do projeto Custo de Produção Agropecuário, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custeio da lavoura atingiu R$ 4.286,89 por hectare em abril, avanço de 1,88% em comparação com março.
A principal pressão veio do aumento nos insumos agrícolas. Os fertilizantes registraram alta de 2,73% no mês, enquanto os defensivos subiram 2,17%, refletindo o impacto das tensões internacionais e do encarecimento da logística de produtos importados.
De acordo com o estudo, o cenário geopolítico no Oriente Médio elevou as incertezas no mercado global e já afeta diretamente o bolso do produtor mato-grossense, principalmente na compra de produtos vindos do exterior.
Com produtividade média estimada em 62,44 sacas por hectare, o produtor precisará vender a soja a pelo menos R$ 68,65 por saca apenas para cobrir os custos de produção. O valor representa aumento de 8,42% em relação à safra passada.
O levantamento aponta ainda que o produtor enfrenta um cenário delicado: custos elevados e preços da soja pressionados no mercado, situação que reduz significativamente a margem de lucro no campo.
A preocupação aumenta porque a comercialização dos insumos para a safra 2026/27 ainda está em andamento, deixando produtores expostos às oscilações internacionais, principalmente no segmento de fertilizantes e defensivos importados.
O deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) apresentou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (20), no…
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu ao Governo de Mato Grosso a prorrogação do…
José Didier ficou conhecido pelo personagem Xomano Que Mora Logo Ali e acumulava mais de…
Em entrevista ao vivo na TV Cuiabá, programa Resumo do Dia, ancorado pelo ex-prefeito Roberto…
Edital foi lançado em novembro do anos passado e teve apenas uma proposta, mas a…
O Parque Novo Mato Grosso, o maior espaço multieventos da América Latina, recebe, entre sexta-feira…