Categories: SER Família

Setasc realiza mapeamento das comunidades indígenas do território do Baixo Xingu

Ação intersetorial amplia o diálogo com lideranças indígenas e reforça atendimento social nas aldeias

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Prefeitura de Feliz Natal, realizou, entre os dias 19 e 23 de maio, um mapeamento das comunidades indígenas no território do Baixo Xingu. Ao todo, 17 aldeias da região participaram da iniciativa.

A atividade teve como objetivo fortalecer o diálogo com as lideranças locais e identificar demandas prioritárias relacionadas ao acesso às políticas públicas, especialmente na área da assistência social.

Participaram também da ação membros do Poder Executivo Municipal, representantes do Departamento de Cultura de Feliz Natal, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Departamento de Assuntos Indígenas, da Equipe Volante e da Gestão do Cadastro Único.

A secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais da Setasc, Juliane Antunes Maciel, ressaltou a importância da atuação conjunta entre os órgãos envolvidos para garantir um atendimento mais eficiente às comunidades indígenas.

“Essa ação demonstra como o trabalho integrado entre Estado, município e instituições parceiras contribui para compreender melhor a realidade das comunidades indígenas e construir soluções mais eficazes para atender as demandas apresentadas pelas lideranças locais”, afirmou.

Juliane também enfatizou que a atenção especial às comunidades indígenas é uma orientação do governador Otaviano Pivetta, que reconhece a importância dos povos originários e das necessidades existentes nos territórios.

“O governador Otaviano Pivetta tem reforçado a importância desse olhar atento às comunidades indígenas, entendendo que cada território possui suas particularidades e necessidades específicas. Estar presente nas aldeias, ouvir as lideranças e compreender a realidade das famílias é essencial para fortalecer as políticas públicas e ampliar o acesso aos direitos sociais”, pontuou.

A secretária municipal de Assistência Social de Feliz Natal, Raquel Queiroz, destacou que a iniciativa contribui diretamente para aproximar os serviços públicos das comunidades indígenas do Baixo Xingu.

“Esse trabalho é extremamente importante porque nos permite conhecer de perto a realidade de cada aldeia e entender as principais necessidades das famílias indígenas. A atuação conjunta entre os órgãos fortalece o atendimento e contribui para que as políticas públicas cheguem de forma mais efetiva às comunidades”, disse.

O Noroeste

Recent Posts

Na tribuna, Michelly Alencar exalta gestão de Jefferson Neves: “Sai pela frente” I MT

A vereadora e pré candidata a deputada estadual, Michelly Alencar (IB) utilizou a tribuna da…

2 horas ago

TRE vê tentativa de “mordaça” de Wellington e mantém post que compara gestões em MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) suspendeu a decisão que havia determinado a…

2 horas ago

Max Russi diz que Abilio cria cortina de fumaça e que gestor tem que cuidar da Capital I MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (Podemos), classificou como “cortina…

2 horas ago

Comissão da ALMT agenda visita técnica em área entre Poxoréu e Primavera do Leste

A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa de Mato…

2 horas ago

Empresa alega ‘calote’ da Prefeitura e 105 funcionários ficam sem receber; TCE busca consenso

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu trabalhadores…

4 horas ago

Conselho eleva de 30% para 32% teor de etanol na gasolina por 180 dias

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta terça-feira (14), o aumento temporário de…

5 horas ago