Categories: ALMTMT

Secel promove encontro em Rondonópolis para elaboração coletiva do novo Plano Estadual de Cultura

Equipes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e do Conselho Estadual de Cultura estarão em Rondonópolis, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29.5), para o quinto encontro da Caravana Fluxo em 2026. As atividades, que estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado, visam a elaboração coletiva do Plano Estadual de Cultura 2026-2036.

“O encontro será um espaço de escuta, diálogo, troca de experiências e fortalecimento da cultura regional. Esperamos contar com a participação de todos que queiram contribuir para o planejamento das políticas públicas culturais em Mato Grosso”, convida o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

Em Rondonópolis, o encontro será realizado no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Abertas a gestores, trabalhadores do setor cultural e sociedade em geral, as atividades ocorrem das 8h às 17h, nos dois dias. Os interessados podem se inscrever no site www.secel.mt.gov.br/-/fluxo-2026.

Para embasar a construção das propostas, a programação prevê escuta ativa dos participantes e atividades em Grupos de Trabalho (GTs). Haverá também painel voltado à contextualização, com comparativos entre o Plano atual 2016-2026, as propostas aprovadas na 5ª Conferência Estadual de Cultura e a proposta técnica da Secel.

Estarão em pauta, ainda, informações sobre o Conselho, Plano e Fundo (CPF) da Cultura e diretrizes sobre a transferência Fundo a Fundo. Complementam o encontro apresentações temáticas sobre monitoramentos, políticas culturais, patrimônio histórico, bibliotecas, e economia criativa.

O produto final será um documento consolidado com as propostas para o novo Plano Estadual de Cultura do Território Vermelho, uma das divisões regionais do Conselho Estadual de Cultura e que integra os municípios da região banhada pelo rio que leva o mesmo nome.

As atividades já ocorreram em Sinop (Território Teles Pires), Juína (Território Juruena), Barra do Garças (Território Araguaia) e Cáceres (Territórios Paraguai-Guaporé). O próximo encontro será nos dias 9 e 10 de junho, em Cuiabá (Território Cuiabá).

“Com a caravana Fluxo, as equipes estão percorrendo todas as regiões para um debate presencial, cujo resultado aponta o que deve estar presente no instrumento que refletirá as diretrizes da política cultural do Estado para os próximos 10 anos. Por isso, a participação da sociedade é tão importante”, enfatiza Jan Moura.

Legenda – Encontro em Sinop – Créditos – Lennon Magno

Sobre o Plano de Cultura

Com vigência de 10 anos, o Plano Estadual de Cultura foi instituído pela Lei nº 10.363, de 27 de janeiro de 2016, como instrumento de planejamento estratégico das políticas públicas culturais em Mato Grosso.

Para a elaboração coletiva do Plano 2026-2036, a Secel também promove uma consulta pública online. O formulário está disponível no site da Secel (link direto aqui).

O Noroeste

Recent Posts

Lide Mato Grosso reúne Eike Batista, Karnal e Pablo Spayer em fórum sobre liderança  – O Mato Grosso

As pré-inscrições para o Fórum LIDE Mato Grosso – Liderança e Empreendedorismo 2026 estão abertas.…

3 horas ago

Maysa Leão reforça pedido por melhorias na estrutura do CRAS Planalto

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a defender melhorias na estrutura e no funcionamento do…

4 horas ago

Projeto que promove ações educativas sobre bem-estar animal é aprovado pela CDDA

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou, na manhã desta terça-feira (14),…

4 horas ago

Comissões aprovam emenda à LDO de 2027 em reunião conjunta extraordinária

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) e a Comissão de Constituição,…

4 horas ago

Pivetta cita omissão de gestões e diz que resolverá crise da água em Várzea Grande I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) pediu uma "aliança pela água" para solucionar a crise hídrica…

4 horas ago

Excluídas do grupo de Abilio, vereadoras reagem; ‘quem perde é Cuiabá’ I MT

As vereadoras Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Manteli (Podemos) e Michely Alencar (União), em entrevista à…

4 horas ago