Categories: Featured

Após derrubada de árvores, Cuiabá decreta regras mais rígidas para poda de árvores I MT

A Prefeitura de Cuiabá oficializou, nesta terça-feira (26), o Decreto nº 12.079, que estabelece novas regras para os procedimentos administrativos de poda de árvores no município. A medida visa uniformizar os fluxos técnicos e operacionais, garantindo maior controle sobre o manejo arbóreo e a preservação do meio ambiente urbano.

Nova estrutura de gestão e fiscalização

O novo decreto define competências claras para os órgãos municipais envolvidos no processo, reforçando a integração entre as pastas:

SMADES/SPDU (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Planejamento Urbano): é o órgão responsável por estabelecer normas e diretrizes técnicas, analisar pedidos de intervenção e emitir autorizações ambientais.

Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP): fica responsável por receber o protocolo das solicitações, realizar a triagem administrativa, fiscalizar a execução dos serviços e lavrar autos de infração em caso de irregularidades.

LIMPURB (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos): atuará na execução dos serviços de poda, devendo seguir integralmente as condicionantes técnicas estabelecidas pela SMADES/SPDU.

Rigor técnico e combate a podas irregulares

O decreto reforça a proibição de podas drásticas, mutilações arbóreas ou intervenções que comprometam a vitalidade e a regeneração das árvores. Intervenções mais severas só serão permitidas em casos excepcionais, devidamente justificados por fatores como risco iminente à vida, comprometimento fitossanitário irreversível ou necessidade de utilidade pública.

Em situações emergenciais que envolvam risco imediato, a LIMPURB poderá intervir sem autorização prévia, desde que restrinja a ação ao estritamente necessário para eliminar o perigo e comunique os órgãos competentes em até 24 horas.

A necessidade de maior rigor no controle dessas ações foi enfatizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, ao comentar episódios de supressão vegetal sem o devido amparo legal.

O prefeito disse que foi surpreendido nesta terça-feira (26) com corte total das árvores na rua Baltazar Navarros, no bairro Bandeirantes. Segundo ele, a a ordem de derrubada partiu de uma canetada interna sem o seu consentimento.

O gestor afirmou: “Fui surpreendido ao saber que essa rua, toda arborizada, passou por esse tipo de intervenção. Isso não combina com a nossa orientação, não tem a nossa autorização e não podemos admitir esse tipo de situação”.

O Decreto nº 12.079/2026 entra em vigor na data de sua publicação e aplica-se, no que couber, a concessionárias, permissionárias e terceiros que realizem manejo arbóreo no território municipal.

O Noroeste

Recent Posts

União cobre R$ 244 milhões em dívidas caloteadas por estados e cidades em setembro – O Mato Grosso

Quando governos estaduais ou prefeituras deixam de quitar suas parcelas de empréstimos, é o cofre…

10 minutos ago

Missa, escultura e show marcam evento pelos 35 anos da visita do papa a Cuiabá; saiba mais

Celebração será nesta sexta-feira (16), no Sesi Papa, com entrada gratuita e expectativa de reunir…

1 hora ago

Menina de 10 anos morre após arma cair e disparar dentro de casa em MT

Criança estava com o irmão em um quarto onde havia uma arma carregada, segundo o…

1 hora ago

Gallo vê rumores sobre vaga no TCE como “descortesia” com Waldir Teis e nega articulações

O ex-secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, criticou publicamente as recentes…

2 horas ago

Governo de MT atinge 71% de execução nas metas prioritárias do primeiro semestre de 2026

O Governo de Mato Grosso registrou desempenho médio de 71% no cumprimento das metas físicas…

2 horas ago

Comissão recebe secretária nomeada para o Bem-Estar Animal

A Comissão dos Direitos dos Animais (CDA) da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira…

4 horas ago