Categories: Agro.MTDestaque MTMT

Principal destino da carne de MT, China reconhece Brasil como livre de febre aftosa

Estado respondeu por quase 30% das exportações brasileiras de carne bovina para o mercado chinês entre janeiro e abril deste ano

O Governo da China comunicou, nesta terça-feira (2), a suspensão das proibições relacionadas à febre aftosa no Brasil e o reconhecimento de todo o território brasileiro como livre da doença. A decisão deve reforçar ainda mais a presença da carne bovina mato-grossense no principal mercado consumidor do produto no mundo.

Maior produtor e exportador de carne bovina do Brasil, Mato Grosso tem a China como seu principal parceiro comercial no setor. Entre janeiro e abril de 2026, as exportações mato-grossenses de carne bovina para o país asiático somaram US$ 797,17 milhões (o valor considera apenas o preço das mercadorias no ponto de embarque, sem incluir frete e seguro internacional). O Estado respondeu por 29,61% de toda a carne bovina exportada pelo Brasil para o mercado chinês no período.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, destacou que a decisão reforça a posição de Mato Grosso no mercado internacional e traz mais segurança para a continuidade das exportações ao principal comprador da carne bovina produzida no Estado.

“A China é o principal destino da carne bovina mato-grossense. Quando o país reconhece o Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação, ele reforça a confiança na nossa produção e cria um ambiente mais favorável para os negócios. Mato Grosso já é líder nacional na produção e exportação de carne bovina, e medidas como essa ajudam a manter a competitividade do setor e a ampliar oportunidades para os produtores do Estado”, afirmou.

A medida anunciada pela China ocorre um ano após a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) ter reconhecido o Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento consolidou décadas de trabalho dos serviços veterinários oficiais, produtores rurais e governos estaduais para o fortalecimento da sanidade animal.

Mato Grosso teve o último registro de febre aftosa em 1996. Desde então, o Estado avançou na estruturação do sistema de defesa sanitária, com campanhas de vacinação, fiscalização e monitoramento contínuo do rebanho. Em 2001, conquistou o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Em 2025, o Estado alcançou o mais alto nível de reconhecimento sanitário concedido pela OMSA ao ser certificado como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Na época da conquista, o rebanho mato-grossense já havia alcançado cerca de 32 milhões de cabeças, consolidando Mato Grosso como líder nacional da pecuária bovina.

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Emanuele de Almeida, ressaltou que o reconhecimento internacional é resultado de um esforço contínuo entre poder público e setor produtivo.

“Este reconhecimento internacional é fruto do trabalho conjunto entre o governo e a iniciativa privada, que cumpriram integralmente o Plano Estratégico ao longo de oito anos, aperfeiçoando a estrutura operacional do Indea-MT, os procedimentos de vigilância veterinária e, principalmente, o envolvimento do produtor rural na prevenção da febre aftosa”, afirmou.

A medida também deverá ampliar as oportunidades de exportação de produtos bovinos e suínos para a China, especialmente itens como miúdos e carne com osso, mercados com potencial de expansão para Mato Grosso. A abertura reforça as perspectivas de diversificação da pauta exportadora do Estado e de agregação de valor à produção pecuária destinada ao mercado asiático.

 

O Noroeste

Recent Posts

Governador cumpre agenda em Querência com entrega de casas populares e inauguração de escola nesta quarta-feira (3)

Otaviano Pivetta também abre a Colheita Nacional do Milho de 2026 O governador Otaviano Pivetta…

28 minutos ago

Caminhão com alimentos que seriam distribuídos por facção criminosa é apreendido em MT

Segundo a polícia, a carga seria distribuída em cidades da região. Um caminhão carregado com…

35 minutos ago

Wilson Santos projeto para barrar esgoto e lixo nos rios e cursos d´água

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade,…

37 minutos ago

Gaeco investiga servidores que usavam estrutura de prefeitura para promover facção criminosa em MT

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop, a 451 km…

38 minutos ago

EUA criticam Pix e apontam prejuízo a empresas de pagamento, entenda – O Mato Grosso

O governo dos Estados Unidos elevou o tom contra o Pix ao afirmar que o…

38 minutos ago

Base de dados da Saúde de MT é alvo de ataque cibernético; informações foram recuperadas

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) esclarece que o incidente cibernético…

38 minutos ago