Categories: FeaturedMT

Corpo de Bombeiros envia equipes para áreas vulneráveis a incêndios florestais em MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) iniciou, nesta semana, o envio das primeiras equipes especializadas para regiões consideradas mais vulneráveis à ocorrência de incêndios florestais no estado. A ação tem como objetivo reforçar o monitoramento das áreas com maior risco e ampliar a capacidade de resposta a ocorrências durante o período de estiagem, que será mais severo neste ano.

“A antecipação do envio das equipes reforça a preparação do Estado para enfrentar o período de estiagem, considerado um dos principais desafios ambientais de Mato Grosso. A expectativa é que o trabalho preventivo contribua para reduzir o número de ocorrências, minimizar os impactos ambientais e proteger comunidades, propriedades rurais e áreas de preservação”, afirmou o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza.

Ao todo, dez Guarnições Temporárias de Combate a Incêndios Florestais atuarão de forma descentralizada em Mato Grosso. Além da prontidão para o atendimento das ocorrências, as equipes irão realizar o reconhecimento de áreas de risco, levantamento de pontos de apoio logístico, planejamento operacional das ações de combate e capacitação de brigadas locais.

Os militares também promoverão campanhas educativas, palestras e ações de conscientização ambiental em parceria com instituições locais. Outra frente de atuação será o fortalecimento do Sistema Integrado de Cadastro de Recursos para Incêndios Florestais (Sicraif), que reúne informações sobre recursos disponíveis em propriedades rurais para auxiliar nas operações de combate ao fogo.

O cadastro é voluntário e permite agilizar as ações das equipes em situações de emergência, ampliando a integração entre produtores rurais, órgãos públicos e instituições parceiras no enfrentamento aos incêndios florestais. Mais informações sobre o Sicraif, estão disponíveis aqui.

Período proibitivo do uso do fogo

O Governo do Estado estabeleceu o período proibitivo para o uso do fogo em atividades de limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026.

A utilização irregular do fogo nesse período pode configurar crime ambiental, sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ilegal, a prática representa graves riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente.

Em casos de flagrante de uso indevido do fogo, inclusive em áreas urbanas, a população pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

O Noroeste

Recent Posts

Stalker é preso por perseguir e monitorar adolescente e familiares por 4 anos em MT

Segundo a investigação, o suspeito perseguia a jovem desde 2021, quando ela era adolescente, e…

2 minutos ago

Polícia cumpre mandado em Cuiabá contra jornalista por perseguição a padre e bispo em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Barra…

3 minutos ago

Justiça do Trabalho aceita venda da Santa Casa por R$ 30 milhões ao governo de MT

Estado terá 48 horas para depositar os R$ 30 milhões; empresas instaladas no complexo deverão…

4 minutos ago

Max Russi cita CPI em andamento e lamenta ataque hacker na SES: “Preocupante” I Mato Grosso

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (3), o deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia…

6 minutos ago

Dr. João recebe relatório inédito da CST do Nelore

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), recebeu em…

8 minutos ago

Estado prorroga validade de concurso público da Seduc por mais seis meses

O Governo de Mato Grosso prorrogou por mais seis meses a validade do concurso público…

14 minutos ago