Categories: Politica MT

Max Russi analisa ‘tarifaço’ americano contra lei estadual e garante que obrigação é defender MT

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (3), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), comentou as recentes pressões internacionais envolvendo uma legislação de Mato Grosso. A lei estadual aprovada pela ALMT, que impede a concessão de incentivos fiscais ou terrenos públicos para empresas que aderirem à Moratória da Soja, foi citada em uma investigação da “Seção 301” nos Estados Unidos, que sugeriu um novo ‘tarifaço’ de 25% sobre produtos brasileiros importados pelos americanos.

Longe de se mostrar intimidado com a reação estrangeira, o parlamentar celebrou o alcance e o impacto da medida adotada pelo Poder Legislativo mato-grossense.

“Essa discussão com os Estados Unidos, eu confesso que fiquei feliz por ter uma lei da Assembleia em referência mundial. Uma lei nossa aqui, aprovada por esse Parlamento, que deu fim à moratória da soja, incomodando o presidente dos Estados Unidos. Eles dizem que a gente não quer preservar, que tem que taxar. Mas a Assembleia Legislativa vai defender sempre Mato Grosso e o seu povo. Essa é a nossa obrigação”, afirmou Max Russi.

Moratória – A Moratória da Soja vinha sendo criticada por lideranças políticas e do setor produtivo por travar a produção no estado, se sobrepondo às leis nacionais mesmo quando os agricultores cumpriam rigorosamente o Código Florestal brasileiro. A tese defendida pela Assembleia ganhou força jurídica e resultou em uma vitória no Supremo Tribunal Federal (STF).

Max Russi pontuou que os governantes estrangeiros estão cumprindo o papel de proteger seus próprios mercados, mas reforçou que Mato Grosso não aceitará intervenções externas que prejudiquem sua economia.

“O presidente dos Estados Unidos está certo em defender o país e os negócios dele. Mas nós precisamos defender Mato Grosso contra os EUA, contra a União Europeia ou contra qualquer país do mundo que queira intervir na nossa economia e prejudicar o agro, a indústria ou o comércio. Essa moratória inibia a nossa produção”, avaliou o deputado.

Por fim, Russi adiantou que o corpo jurídico do Parlamento já se prepara para novos embates em defesa dos interesses do estado na esfera federal. “Agora estamos entrando nessa outra pauta contra o Pará. É uma disputa difícil, assim como foi a da moratória, mas nós acreditamos na nossa Procuradoria, acreditamos no nosso direito e vamos fazer essa defesa com muita tranquilidade em Brasília”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

OAB suspende registro de advogado suspeito de estuprar criança e armazenar imagens de abuso sexual em MT

Elias Gomes da Silva, foi preso em flagrante no último sábado (18), em Várzea Grande,…

2 horas ago

Mulher é resgatada sob escombros após ex-namorado jogar carreta contra casa enquanto ela dormia em MT

Vítima foi encontrada pelos bombeiros após 35 minutos de buscas; o suspeito permaneceu no local…

3 horas ago

Missão técnica fortalece competitividade da indústria de laticínios de Mato Grosso

Empresários da indústria de laticínios de Mato Grosso retornam da Minas Láctea 2026, realizada em…

3 horas ago

Motociclista é perseguido e assassinado a tiros a caminho do trabalho em MT

Ocorrência foi inicialmente registrada como possível acidente de moto, mas Samu constatou que a vítima,…

3 horas ago

Júri de Carlinhos Bezerra por morte de casal é suspenso após defesa abandonar plenário em MT

Advogados afirmaram que tiveram acesso a apenas cerca de dez volumes do processo e que…

5 horas ago

Vereador de MT é sequestrado durante roubo; 3 suspeitos são presos I MT

O vereador de Vale de São Domingos (491 km a oeste de Cuiabá), Sann Handy…

5 horas ago