A cultura hip hop de Mato Grosso vai ocupar o Centro Histórico de Cuiabá no dia 6 de junho com o Festival Rap é Compromisso. Gratuito, o evento celebra os dois anos da Batalha Pulo na Bala, um dos principais movimentos independentes da cultura urbana na capital. A programação será realizada das 14h às 2h, na Escadaria Labrysa e na Rua Engenheiro Ricardo Franco, na região central da capital.
Além dos shows, o evento reúne MCs, DJs, grafiteiros, poetas, produtores culturais e movimentos populares que ajudam a fortalecer a cena hip hop em Mato Grosso. A proposta é promover um encontro aberto ao público com atividades artísticas, formativas e culturais.
Segundo um dos organizadores do evento, Murilo Nascimento, o festival amplia uma iniciativa que já acontece semanalmente nas batalhas de rima, mas com uma estrutura maior e programação diversificada. Além das disputas entre MCs, o evento contará com oficinas de DJ, grafite, break e stencil, apresentações de slam, dança e shows de artistas locais e nacionais.
“O festival mantém os mesmos princípios das batalhas que acontecem toda semana, mas com uma estrutura maior, mais atividades e mais tempo para que as pessoas possam vivenciar a cultura hip-hop em diferentes formas”, afirmou.
Para Murilo, o evento também representa uma oportunidade de ampliar o acesso à cultura para jovens da periferia, especialmente diante da falta de opções gratuitas de lazer e entretenimento na capital. Segundo ele, a escolha do Centro Histórico busca facilitar a participação do público e transformar o espaço em um ponto de encontro para artistas e admiradores do movimento.
“É um evento pensado para a juventude da periferia, que muitas vezes não tem acesso a shows e atividades culturais por causa do custo. Além da competição, queremos promover um momento de celebração, convivência e valorização da cultura hip-hop”, disse.
O festival foi contemplado pelo edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Para a MC Nega Belly, as batalhas de rima representam muito mais do que uma competição. Segundo ela, esses encontros são uma forma de manter viva a cultura hip-hop nas periferias e ampliar o acesso à arte em regiões que, muitas vezes, têm poucas opções culturais.
“A batalha de rima representa a vivência da rua, da periferia. É uma forma de não deixar a cultura morrer e de levar arte para lugares que mais precisam dela”, afirmou.
A artista destaca que as batalhas também fortalecem valores como união, irmandade e pertencimento dentro do movimento. Para ela, os eventos refletem a realidade vivida por muitos jovens das periferias e criam um espaço de expressão e identificação para artistas e público.
A MC também comemorou a realização de um festival gratuito no Centro Histórico de Cuiabá. Segundo ela, iniciativas desse tipo deixam o ‘coração quentinho’ e ajudam a aproximar a população da produção artística local e ampliam a visibilidade dos artistas independentes.
“Ver um evento de hip-hop gratuito e acessível para todo mundo é muito gratificante. Cuiabá tem muitos artistas talentosos, mas muita gente ainda não conhece a arte produzida na própria cidade. Por isso, é importante ter espaços que levem essa cultura para mais pessoas”, disse.
Responsável pela organização e idealização do festival, Luê Samsara afirma que a programação foi pensada para transmitir os cinco elementos do hip-hop. As oficinas de DJ, break, grafite e stencil têm como objetivo compartilhar conhecimentos práticos e fortalecer os laços entre os participantes por meio da arte.
“O propósito principal das oficinas é passar o conhecimento prático, de forma acessível, de forma gratuita, para estar desenvolvendo ali a a união através da cultura na vida da juventude”, explicou Luê.
Confira a programação:
Programação Festival Rap é Compromisso
| Horário | Atividade |
| 14h00 – 15h00 | Ativação – Tereré + playlist da batalha |
| 15h00 – 17h00 | Oficinas de grafite, stencil, DJ e breaking |
| 17h10 – 17h25 | Apresentação de Slam |
| 17h25 – 17h50 | Show: Vana Vitt e DL7-65 |
| 18h00 – 18h25 | Show: Armayck |
| 18h30 – 18h40 | Apresentação de Slam |
| 18h40 – 18h50 | DJ Sevenz |
| 18h50 – 19h50 | Cena Nacional |
| 19h50 – 20h00 | DJ DVD |
| 20h00 – 21h00 | Cena Nacional |
| 21h20 – 23h40 | Batalha de Rima – Modo FDS |
| 23h40 – 00h00 | DJ Sevenz |
| 00h00 – 02h00 | Cena Nacional |
Expansão da rede trifásica cria condições para que produtores familiares possam investir em máquinas e…
Um motociclista identificado como Ricardo Alves da Silva Junior, de 29 anos, morreu na madrugada…
Governador afirma que unidade continuará funcionando e diz que governo prepara plano para ampliar e…
Vítima foi localizada com sinais de violência na tarde desta sexta-feira (5). Principal suspeito, de…
Acidente entre três veículos deixa 06 vítimas fatais foi registrado na noite de sexta-feira (5),…
Semirreboques foram localizados em Sinop e o cavalo mecânico em Carlinda. Polícia faz buscas para…