Categories: Featured

Detran emite mais de 3 mil credenciais de estacionamento para pessoas com autismo

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) disponibiliza, de forma online, a emissão da credencial de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do adesivo Autista a Bordo. A iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), já alcançou 107 municípios mato-grossenses e resultou na emissão de 3.741 credenciais até meados de junho deste ano, ampliado o acesso a direitos e contribuído para um trânsito mais inclusivo e consciente em todo o Estado.

A emissão online da credencial de estacionamento para pessoas com autismo garante o direito ao uso de vagas especiais em estacionamentos públicos e privados em todo o território nacional. Já o adesivo Autista a Bordo funciona como uma identificação visual dos veículos que transportam pessoas com TEA, promovendo mais conscientização e empatia no trânsito.

Para a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, a ação contribui para a garantia de direitos e para a promoção da inclusão social. “O Transtorno do Espectro Autista é uma deficiência não aparente, muitas vezes invisível aos olhos da sociedade, e situações comuns do trânsito urbano, como ruídos, congestionamentos e ambientes agitados, podem representar desafios significativos para pessoas autistas. Portanto, a credencial e o selo ajudam a reduzir barreiras, facilitam o acesso aos direitos garantidos por lei e proporcionam mais comodidade às famílias mato-grossenses”, destacou.

Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a disponibilização da emissão da credencial e do selo especial demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso com a inclusão, a acessibilidade e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, contribuindo para a construção de um trânsito mais humano e consciente.

Como obter a credencial e o selo

A credencial pode ser emitida diretamente no site do Detran-MT. Basta acessar o menu “Serviços”, selecionar a opção “Credencial autista” e clicar em “Solicite aqui a credencial”. Em seguida, o usuário deve realizar o login na plataforma MT Cidadão e informar o CPF da pessoa com TEA, que precisa estar previamente cadastrada na Setasc-MT por meio da Carteira de Identificação do Autista (CIA).

Após a validação das informações, a credencial poderá ser baixada ou impressa para utilização no veículo, devendo permanecer visível no painel quando o automóvel estiver estacionado em vaga especial, conforme prevê a legislação.

Já o adesivo Autista a Bordo, após a aprovação da solicitação, pode ser retirado em qualquer unidade do Detran-MT do município de residência do beneficiário e deve ser afixado na parte traseira do veículo.

O Noroeste

Recent Posts

Motorista morre após carreta se envolver em acidente e cair em barranco em Cáceres MT; vídeo

Outro condutor foi encontrado com vida e, inicialmente, em situação estável de saúde. As equipes…

9 horas ago

Ônibus tem princípio de incêndio e passageiros quebram janela I MT

Um ônibus do transporte coletivo de Cuiabá registrou um princípio de incêndio na tarde desta…

9 horas ago

Acusado de matar namorada com tiro na nuca é achado morto em matagal I MT

Fabiano Oliveira Borges, de 43 anos, era procurado pela polícia desde sábado (15), quando Ana…

9 horas ago

Suspeito de matar homem após discussão por som alto em competição de cavalos é preso em MT

Homem de 42 anos foi encontrado em uma área rural de Confresa após advogado indicar…

9 horas ago

Detento de 25 anos é encontrado morto em unidade prisional em MT

Saulo Emílio de Arruda Biaseto estava em tratamento contra tuberculose e permanecia em área de…

10 horas ago

STF rejeita pedido de Carlinhos Bezerra e mantém condenação de 36 anos por morte da ex-companheira e do namorado dela

Ministro Luiz Fux entendeu que não houve violação ao direito de defesa e manteve pena…

10 horas ago