Categories: Agro.MT

Mato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026

Mato Grosso registrou o maior crescimento absoluto no abate de bovinos do país no primeiro trimestre de 2026, com aumento de 135,11 mil cabeças em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16).

Na comparação entre os primeiros trimestres de 2025 e 2026, o Estado apresentou crescimento de 8,1% no volume de bovinos abatidos. Segundo o IBGE, o abate de bovinos no Brasil aumentou em aproximadamente 326,28 mil cabeças em relação ao primeiro trimestre de 2025. O crescimento foi impulsionado pelo desempenho de 21 das 27 unidades da federação.

Além de Mato Grosso, os maiores aumentos foram registrados em São Paulo, com acréscimo de 128,20 mil cabeças, Pará, com 36,34 mil, Rio Grande do Sul, com 20,03 mil, e Bahia, com 16,35 mil. As principais quedas ocorreram em Goiás, com redução de 68,61 mil cabeças, e Mato Grosso do Sul, com diminuição de 32,64 mil.

O levantamento também mostra que Mato Grosso segue como o principal estado produtor do país, responsável por 17,5% de todo o abate bovino nacional no período. Na sequência aparecem São Paulo, com participação de 11,6%, Goiás, com 9,2%, e Pará, com 9,1%.

Regionalmente, o Centro-Oeste concentrou a maior parcela do abate de bovinos do país, com 36% do total nacional. Em seguida aparecem as regiões Norte (23,9%), Sudeste (21,5%), Sul (9,4%) e Nordeste (9,1%).

Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Lisboa Vogel, os números confirmam a importância da pecuária mato-grossense para a economia do Estado e para o abastecimento da cadeia produtiva nacional.

“Mato Grosso tem papel estratégico na pecuária brasileira, não apenas pelo volume produzido, mas também pela eficiência e competitividade de sua cadeia produtiva. O crescimento registrado neste início de ano demonstra a força do setor e reforça a contribuição do Estado para o abastecimento dos mercados interno e externo”, afirmou.

O Noroeste

Recent Posts

Motorista morre após carreta se envolver em acidente e cair em barranco em Cáceres MT; vídeo

Outro condutor foi encontrado com vida e, inicialmente, em situação estável de saúde. As equipes…

10 horas ago

Ônibus tem princípio de incêndio e passageiros quebram janela I MT

Um ônibus do transporte coletivo de Cuiabá registrou um princípio de incêndio na tarde desta…

10 horas ago

Acusado de matar namorada com tiro na nuca é achado morto em matagal I MT

Fabiano Oliveira Borges, de 43 anos, era procurado pela polícia desde sábado (15), quando Ana…

10 horas ago

Suspeito de matar homem após discussão por som alto em competição de cavalos é preso em MT

Homem de 42 anos foi encontrado em uma área rural de Confresa após advogado indicar…

10 horas ago

Detento de 25 anos é encontrado morto em unidade prisional em MT

Saulo Emílio de Arruda Biaseto estava em tratamento contra tuberculose e permanecia em área de…

10 horas ago

STF rejeita pedido de Carlinhos Bezerra e mantém condenação de 36 anos por morte da ex-companheira e do namorado dela

Ministro Luiz Fux entendeu que não houve violação ao direito de defesa e manteve pena…

10 horas ago