A disputa por uma cadeira no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) entrou em uma nova fase após o encerramento das inscrições para a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Maria Erotides Kneip. Ao todo, 25 magistrados se inscreveram para concorrer à promoção pelo critério de merecimento.
A vacância foi oficializada após a magistrada atingir a idade limite para permanência na carreira. Agora, caberá ao Tribunal Pleno analisar e homologar os pedidos de inscrição em sessão marcada para o próximo dia 17 de junho.
A concorrência reúne juízes de diferentes áreas da magistratura estadual e inclui nomes que já possuem projeção dentro do Judiciário mato-grossense. Entre os inscritos estão a juíza Ana Cristina Silva Mendes, que ganhou notoriedade por sua atuação na Vara Especializada contra o Crime Organizado de Cuiabá, e o juiz Jamilson Haddad Campos, conhecido pelo trabalho desenvolvido na área de combate à violência doméstica.
Nos bastidores do Judiciário, alguns magistrados aparecem entre os nomes mais comentados para a sucessão. Entre eles estão Agamenon Alcântara Moreno Júnior, que atua na Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande; Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam); Christiane da Costa Marques Neves, do Juizado Especial da Fazenda Pública; Tulio Duailibi Alves Souza, do Juizado Especial Cível; e Wanderlei José dos Reis, que atua na área de Família e Sucessões em Rondonópolis.
A definição da vaga é acompanhada com expectativa dentro da magistratura estadual, já que a promoção ao cargo de desembargador representa um dos passos mais importantes da carreira judicial.
Além da experiência jurisdicional, critérios como produtividade, aperfeiçoamento profissional, histórico funcional e desempenho na carreira costumam ser analisados durante o processo de escolha por merecimento.
A aposentadoria de Maria Erotides encerra uma trajetória de décadas no Judiciário mato-grossense e abre espaço para uma das disputas mais relevantes do ano dentro do TJMT.
Confira os 25 magistrados inscritos para a vaga:
Outro condutor foi encontrado com vida e, inicialmente, em situação estável de saúde. As equipes…
Um ônibus do transporte coletivo de Cuiabá registrou um princípio de incêndio na tarde desta…
Fabiano Oliveira Borges, de 43 anos, era procurado pela polícia desde sábado (15), quando Ana…
Homem de 42 anos foi encontrado em uma área rural de Confresa após advogado indicar…
Saulo Emílio de Arruda Biaseto estava em tratamento contra tuberculose e permanecia em área de…
Ministro Luiz Fux entendeu que não houve violação ao direito de defesa e manteve pena…