Categories: Featured

Mulher morre após ingerir bebida adulterada com metanol em MT

Uma mulher de 37 anos morreu após sofrer uma grave intoxicação causada por metanol, substância altamente tóxica encontrada em uma bebida alcoólica consumida por ela em Querência (cerca de 900 quilômetros de Cuiabá). A confirmação da causa da morte foi divulgada pelas autoridades de saúde após exames periciais identificarem a presença do composto químico no organismo da vítima.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher procurou atendimento no Hospital Municipal no dia 6 de junho com sintomas como falta de ar, dores abdominais e mal-estar intenso. Durante o atendimento, ela relatou ter ingerido bebida alcoólica um dia antes do aparecimento dos sintomas. O quadro evoluiu rapidamente para uma intoxicação severa, resultando na morte da paciente.

A confirmação da contaminação ocorreu após análises realizadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que detectaram metanol nas amostras coletadas durante a investigação. A substância é utilizada principalmente em processos industriais e pode causar cegueira, danos neurológicos, insuficiência respiratória e morte quando ingerida.

Após a constatação do caso, equipes da Vigilância Sanitária e das forças de segurança iniciaram uma apuração para identificar a origem da bebida. Durante as fiscalizações, garrafas de uísque suspeitas de adulteração foram retiradas de circulação no município para análise. As investigações seguem para rastrear a cadeia de distribuição do produto.

Este é o segundo óbito registrado em Querência associado à ingestão de bebidas contaminadas com metanol. O primeiro caso ocorreu em 2025 e teve como vítima um jovem de 24 anos. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Mato Grosso acumula notificações de suspeita de intoxicação pela substância, o que mantém autoridades em alerta para a circulação de bebidas falsificadas.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que qualquer pessoa que tenha consumido bebida alcoólica e apresente sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, alterações visuais, tontura ou dificuldade para respirar procure atendimento médico imediatamente.

O Noroeste

Recent Posts

Mais de R$ 1 bilhão é devolvido e bancos têm até dia 14 para pagar R$ 159 milhões restantes – O Mato Grosso

A grande operação de encerramento das plataformas de apostas online no Brasil alcançou a marca…

13 horas ago

Acidente na BR-163 mata pai e deixa mãe e dois filhos feridos em MT

Família estava em um carro que capotou em Rondonópolis, na noite de sexta-feira (9); as…

19 horas ago

Deputado e estudantes se envolvem em confusão durante ato na UFMT I MT

Estudantes afirmaram que o deputado invadiu uma assembleia e rasgou diversos cartazes. Já o parlamentar…

19 horas ago

Governo começa obra de primeiro viaduto urbano de Rondonópolis

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) vai construir dois novos viadutos em…

19 horas ago

ALMT aprova projeto de Max que fortalece assistência a pacientes em cuidados paliativos I MT

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (Podemos), o Projeto de…

19 horas ago

Pivetta pede aval da ALMT para criar companhia estatal de créditos de carbono em MT

O governador reeleito, Otaviano Pivetta (Republicanos), encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pedido…

19 horas ago