Categories: Agro.MT

Sedec destaca potencial do agro de MT na Febrasem I MT

A força do agronegócio mato-grossense começa na semente. Com esse foco, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) participa pela primeira vez com estande próprio da 5ª Feira Brasileira de Sementes (Febrasem), realizada em Rondonópolis e considerada um dos principais eventos da cadeia sementeira do país.

Com o tema “A Semente é o Elo”, a feira reúne mais de 600 participantes, 52 parceiros e representantes do setor para discutir inovação, produtividade, mercado e os desafios enfrentados pelo agronegócio.

No estande da Sedec, produtores e empresários recebem orientações sobre incentivos fiscais, linhas de financiamento via Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), Plano ABC+ e outros programas voltados ao fortalecimento da produção.

Durante a abertura do evento, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, destacou que o Governo de Mato Grosso reconhece a importância estratégica do setor de sementes e busca ampliar o diálogo com produtores e empresas.

Ela ressaltou que o trabalho desenvolvido pelos sementeiros contribui diretamente para a produção de alimentos e para a competitividade do agro brasileiro.

O presidente da Aprosmat, Nelson Croda, destacou que os avanços tecnológicos impulsionaram o crescimento da produtividade nas últimas décadas. Segundo ele, áreas que antes produziam cerca de 35 sacas por hectare atualmente alcançam entre 70 e 100 sacas.

Mato Grosso produz aproximadamente 12 milhões de sacas de sementes por ano e segue como um dos principais polos do segmento no Brasil, embora parte da demanda ainda seja atendida por outros estados.

A programação da Febrasem continua até quinta-feira (18), com palestras e debates sobre segurança alimentar global, biotecnologia, genética, comercialização de sementes, tributação e perspectivas para o agronegócio mundial.

Fonte: Secom/MT

O Noroeste

Recent Posts

Bancos começam a devolver R$ 1,3 bilhão a 26,5 milhões de apostadores – O Mato Grosso

Se você deixou algum saldo para trás nas plataformas de apostas encerradas pelo governo, o…

9 horas ago

Tributos da gasolina são zerados e subsídios a combustíveis, ampliados – O Mato Grosso

A equipe econômica anunciou nesta sexta-feira (9) que vai ampliar a desoneração de tributos federais…

11 horas ago

Saldo de novos empregos em Cuiabá cresce 19,6% em comparação com 2025 – O Mato Grosso

A capital mato-grossense fechou agosto com 951 novos vagas de trabalho formal, resultado 19,6% maior…

12 horas ago

VÍDEO: caminhão guindaste tomba e destrói telhado de casa durante reforma em Cuiabá

Veículo tombou para frente e ficou de “cabeça para baixo” durante uma reforma em uma…

13 horas ago

Irmão de professor morto promete justiça: “Levou metade de mim” I MT

O irmão gêmeo do professor Breno Antonio Humberto de Moraes, de 25 anos, encontrado morto…

13 horas ago

Inscrições para o Troféu Parlamento terminam em 9 de novembro

Falta um mês para o encerramento das inscrições para a 2ª edição do Prêmio ALMT…

13 horas ago