Categories: Politica MT

Governador em exercício defende união entre instituições para garantir inclusão e aprendizagem de estudantes em MT

José Zuquim participou da abertura do Seminário Nacional de Educação Especial Inclusiva

O governador em exercício José Zuquim Nogueira defendeu a união entre instituições para fortalecer a educação especial inclusiva e garantir que os direitos dos estudantes cheguem efetivamente às escolas e às famílias mato-grossenses.

A declaração foi feita nesta terça-feira (17.6), durante a abertura do Seminário Nacional: Educação Especial Inclusiva, realizado em Cuiabá. O evento reúne especialistas, órgãos de controle e gestores públicos para discutir políticas voltadas ao atendimento de estudantes da educação especial.

“Esse seminário reúne instituições diferentes em torno de uma causa comum, porque a inclusão exige instituições trabalhando juntas, exige diálogo entre educação, saúde e assistência social, diagnóstico sério das redes e apoio concreto às escolas, onde a política pública encontra a vida real”, disse.

“Só se realiza, de verdade, quando o direito chega à vida concreta da criança. Na escola, na sala de aula, no apoio ao professor, no atendimento à família e nas condições reais de aprendizagem”, completou o governador em exercício.

Atualmente, a Rede Estadual de Ensino atende 12.012 estudantes público-alvo da Educação Especial. Destes, 8.484 recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio das Salas de Recursos Multifuncionais.

A política de educação inclusiva da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também garante intérpretes de Libras para todos os estudantes surdos matriculados na rede estadual, além da oferta de profissional de apoio especializado, instrutor surdo, equoterapia, atendimento pedagógico domiciliar, classe hospitalar e matrículas prioritárias.

Zuquim destacou ainda que o levantamento realizado nos 142 municípios mato-grossenses cria uma base importante para orientar ações e aperfeiçoar as políticas públicas voltadas à educação especial inclusiva.

“O levantamento realizado nos 142 municípios mostra que esse debate parte de dados e necessidades concretas. Isso dá seriedade à discussão e cria base para compromissos possíveis”, pontuou.

Também participaram da abertura do seminário a primeira-dama em exercício, Janete Gaspar Nogueira, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, a Secretária Adjunta Executiva (SAEX) da Seduc, Christina Barbosa, além de representantes de instituições ligadas à educação especial inclusiva.

 

O Noroeste

Recent Posts

CPI da Saúde e TCE miram contratos da OSS no Hospital Regional de Cáceres

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) que…

30 minutos ago

Suspeito de assediar mulheres durante corrida é preso pela polícia em MT

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na tarde desta quarta-feira (17), um homem de 25…

42 minutos ago

Casal é preso por comandar tráfico e ‘salves’ praticados por facção criminosa em MT

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso deflagrou na tarde de quarta-feira, (17). a…

46 minutos ago

Após ausência de procurador-geral, CPI convoca empresários

O Procurador-Geral do Estado de Mato Grosso, Francisco de Assis da Silva Lopes, não compareceu…

47 minutos ago

Pivetta defende manutenção de aliança com Podemos, mas não garante vaga de vice em MT

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que ainda não definiu quem ocupará…

48 minutos ago

Max Russi nega impor indicação de vice ao governo, mas diz: “Temos bons nomes” I Mato Grosso

Presidente Podemos em Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi negou que irá impor a…

51 minutos ago