Categories: Politica MT

Governador em exercício defende união entre instituições para garantir inclusão e aprendizagem de estudantes em MT

José Zuquim participou da abertura do Seminário Nacional de Educação Especial Inclusiva

O governador em exercício José Zuquim Nogueira defendeu a união entre instituições para fortalecer a educação especial inclusiva e garantir que os direitos dos estudantes cheguem efetivamente às escolas e às famílias mato-grossenses.

A declaração foi feita nesta terça-feira (17.6), durante a abertura do Seminário Nacional: Educação Especial Inclusiva, realizado em Cuiabá. O evento reúne especialistas, órgãos de controle e gestores públicos para discutir políticas voltadas ao atendimento de estudantes da educação especial.

“Esse seminário reúne instituições diferentes em torno de uma causa comum, porque a inclusão exige instituições trabalhando juntas, exige diálogo entre educação, saúde e assistência social, diagnóstico sério das redes e apoio concreto às escolas, onde a política pública encontra a vida real”, disse.

“Só se realiza, de verdade, quando o direito chega à vida concreta da criança. Na escola, na sala de aula, no apoio ao professor, no atendimento à família e nas condições reais de aprendizagem”, completou o governador em exercício.

Atualmente, a Rede Estadual de Ensino atende 12.012 estudantes público-alvo da Educação Especial. Destes, 8.484 recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio das Salas de Recursos Multifuncionais.

A política de educação inclusiva da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também garante intérpretes de Libras para todos os estudantes surdos matriculados na rede estadual, além da oferta de profissional de apoio especializado, instrutor surdo, equoterapia, atendimento pedagógico domiciliar, classe hospitalar e matrículas prioritárias.

Zuquim destacou ainda que o levantamento realizado nos 142 municípios mato-grossenses cria uma base importante para orientar ações e aperfeiçoar as políticas públicas voltadas à educação especial inclusiva.

“O levantamento realizado nos 142 municípios mostra que esse debate parte de dados e necessidades concretas. Isso dá seriedade à discussão e cria base para compromissos possíveis”, pontuou.

Também participaram da abertura do seminário a primeira-dama em exercício, Janete Gaspar Nogueira, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, a Secretária Adjunta Executiva (SAEX) da Seduc, Christina Barbosa, além de representantes de instituições ligadas à educação especial inclusiva.

 

O Noroeste

Recent Posts

Bancos começam a devolver R$ 1,3 bilhão a 26,5 milhões de apostadores – O Mato Grosso

Se você deixou algum saldo para trás nas plataformas de apostas encerradas pelo governo, o…

14 segundos ago

Tributos da gasolina são zerados e subsídios a combustíveis, ampliados – O Mato Grosso

A equipe econômica anunciou nesta sexta-feira (9) que vai ampliar a desoneração de tributos federais…

3 horas ago

Saldo de novos empregos em Cuiabá cresce 19,6% em comparação com 2025 – O Mato Grosso

A capital mato-grossense fechou agosto com 951 novos vagas de trabalho formal, resultado 19,6% maior…

3 horas ago

VÍDEO: caminhão guindaste tomba e destrói telhado de casa durante reforma em Cuiabá

Veículo tombou para frente e ficou de “cabeça para baixo” durante uma reforma em uma…

4 horas ago

Irmão de professor morto promete justiça: “Levou metade de mim” I MT

O irmão gêmeo do professor Breno Antonio Humberto de Moraes, de 25 anos, encontrado morto…

4 horas ago

Inscrições para o Troféu Parlamento terminam em 9 de novembro

Falta um mês para o encerramento das inscrições para a 2ª edição do Prêmio ALMT…

4 horas ago