Categories: Economia

Governo de MT lança concurso para reconhecer cafés de excelência e impulsionar cafeicultura no estado – O Mato Grosso


O Governo de Mato Grosso lançou o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso, com o tema “Valorizando Origens, Impulsionando Negócios”, voltado ao reconhecimento dos melhores cafés produzidos no estado e ao fortalecimento da renda de famílias rurais. O evento de lançamento foi realizado em Colniza, município conhecido como a “Capital do Café”, no último sábado (20).

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com apoio do Sebrae Mato Grosso e das prefeituras de Colniza e Juína.

O lançamento reuniu produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades da região noroeste. Durante o encontro, foram apresentadas orientações sobre todas as etapas do concurso, incluindo critérios de avaliação, cuidados na colheita e pós-colheita, além dos procedimentos para envio das amostras.

Os participantes também receberam informações sobre o checklist diagnóstico que será analisado em laboratório e sobre os principais atributos avaliados nos cafés, como aroma, sabor, acidez, corpo, finalização, uniformidade e ausência de defeitos.

A técnica de campo e consultora em cafeicultura e agricultura de precisão, Dra. Crislaiene Ladeia, destacou o potencial da região para produção de cafés de qualidade, ressaltando fatores climáticos favoráveis, baixa incidência de geadas e o avanço da agricultura familiar com apoio técnico e científico.

Produtores também compartilharam expectativas. O agricultor Maurílio Márcio Lima, de Aripuanã, afirmou que o concurso representa uma oportunidade de aprendizado e crescimento na atividade, especialmente com o apoio técnico recebido para aprimorar a produção e a pós-colheita.

O prefeito de Cotriguaçu, Moisés Ferreira de Jesus, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a integração entre municípios e o Governo do Estado. Já o prefeito de Colniza, Miltom Amorim, celebrou o fato de o município sediar o lançamento da primeira edição do concurso.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, afirmou que o concurso busca dar visibilidade aos produtores e ampliar oportunidades de mercado. Ela também destacou que, entre 2019 e 2025, o Governo investiu mais de R$ 4,4 milhões na cafeicultura do estado, com recursos destinados a insumos, mudas, máquinas e equipamentos.

Segundo a secretária, a iniciativa também tem impacto social ao contribuir para a geração de renda, permanência dos jovens no campo e fortalecimento da participação das mulheres nas atividades rurais. Ela reforçou ainda que o concurso passará a ser realizado anualmente.

Representando os produtores, Wladimir Alves Silva ressaltou o orgulho da categoria com a valorização do café mato-grossense e destacou o caráter inédito da iniciativa no estado.

As inscrições para o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso seguem abertas até 31 de julho. O resultado será divulgado no dia 31 de outubro, em evento no município de Juína.

Fonte: Secom/MT

O Noroeste

Recent Posts

Mais de um milhão de mato-grossenses devem ir às compras na reta final do Dia das Crianças – O Mato Grosso

Mais de um milhão de mato-grossenses devem ir às compras nesta semana que antecede o…

10 horas ago

Pesquisas; Pivetta atinge 50% dos votos válidos; WF tem 27% e Natasha 16% I MT

A eleição ocorre neste domingo (4); pesquisa foi feita com 3.080 eleitores de todo Mato…

13 horas ago

Pedestre morre após ser atropelado por estudante de medicina em Cuiabá I MT

Valdemir de Souza usava uma muleta para atravessar a avenida quando um motorista bateu em…

13 horas ago

Ex-esposa pede votos para Pivetta e manda indireta a Natasha: “Pessoas que comeram na nossa casa” I MT

A ex-esposa do governador Otaviano Pivetta, empreendedora Marileide Ceolatto, nesta quarta-feira (30) afirmou em vídeo…

13 horas ago

Menino de 11 anos é baleado durante assalto com refém em farmácia de Cuiabá

Criança estava com a avó no estabelecimento, foi atingida no pé e recebeu alta após…

14 horas ago

Pesquisas; Mauro Mendes chega a 50% no consolidado e lidera corrida ao Senado I MT

O candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil), aparece com 50% das intenções de voto…

14 horas ago