Categories: Economia

Governo renova cota de importação para carros eletrificados por seis meses – O Mato Grosso


O governo federal decidiu renovar por mais seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). A medida entra em vigor em 1º de julho e terá limite de US$ 463 milhões em importações dentro desses regimes, que permitem a montagem final dos automóveis em território nacional.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, a decisão busca equilibrar dois objetivos: garantir preços mais competitivos para os consumidores e fortalecer a indústria automotiva instalada no país.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quarta-feira (24/6), o ministro destacou que os veículos elétricos e híbridos já fazem parte da realidade das cidades brasileiras e que o governo trabalha para ampliar o acesso da população a essas tecnologias sem comprometer os investimentos produtivos.

Indústria nacional segue como prioridade

A renovação das cotas ocorre em meio a críticas de parte do setor automotivo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) avalia que a manutenção da isenção pode prejudicar montadoras instaladas no Brasil, além de impactar trabalhadores e empresas da cadeia de autopeças.

Márcio Elias Rosa, no entanto, argumenta que os incentivos e linhas de financiamento do governo continuarão priorizando empresas que produzem no país. Segundo ele, o objetivo é acomodar os diferentes interesses do setor, preservando a competitividade e incentivando novos investimentos na indústria nacional.

Tarifas continuarão subindo

Apesar da renovação das cotas, o governo manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos eletrificados. A decisão foi confirmada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Com isso, os veículos eletrificados semidesmontados (SKD) passarão a pagar tarifa de importação de 35% a partir de julho. Já os modelos desmontados (CKD) permanecerão com alíquota de 14% até o fim de 2026, subindo para 35% em janeiro de 2027.

De acordo com o ministro, a política de elevação gradual das tarifas faz parte da estratégia do governo para estimular a produção local e criar condições para que mais fabricantes ampliem suas operações no Brasil, sem interromper a oferta de veículos eletrificados ao consumidor.

*Sob supervisão de Gene Lannes

Fonte: Agência Brasil

O Noroeste

Recent Posts

Beto Dois a Um destaca capacidade de Virgínia Mendes e diz que “Mato Grosso precisa mostrar ao Brasil o que foi feito”

O deputado estadual Beto Dois a Um declarou apoio à pré-candidatura de Virgínia Mendes à…

4 horas ago

Max Russi declara apoio a Mauro Mendes para o Senado I Mato Grosso

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (Podemos), declarou apoio à pré-candidatura…

4 horas ago

Pai, filho e outras 3 pessoas são resgatadas de trabalho escravo em empresa de reciclagem em MT

Resgate ocorre um mês após uma trabalhadora doméstica ser encontrada em situação semelhante no município.…

4 horas ago

Mato Grosso terá programa de apadrinhamento para autistas; iniciativa é de Elizeu Nascimento

O Governo de Mato Grosso sancionou, no último dia 9,  a Lei nº 13.433/2026, que institui…

4 horas ago

AL dará prioridade a projeto de R$ 1,5 bilhão para construção de 60 mil casas populares em MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (Podemos), afirmou que o…

5 horas ago

Com apoio de Dr. João, Assembleia derruba veto e assegura isenção da Tacin às Apaes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubou, nesta quarta-feira (24), o veto total ao Projeto…

5 horas ago