Categories: Featured

Como condenado pela ‘Tragédia do Baldo’ foi localizado e preso em MT 40 anos após acidente que matou 19 pessoas

A prisão de Aluísio Farias Batista, de 69 anos, em Cuiabá, encerrou uma busca que durava mais de quatro décadas e foi resultado de uma investigação baseada no cruzamento de informações cadastrais, análise documental e comparação facial.

Condenado pela chamada “Tragédia do Baldo“, acidente ocorrido durante o carnaval de 1984, em Natal (RN), que deixou 19 mortos, ele foi localizado nessa sexta-feira (26), no bairro Jardim Presidente. Um vídeo registrado pela equipe policial mostra o momento em que Aluísio é levado à delegacia.

Segundo a Polícia Civil, a investigação ganhou novo rumo após os agentes descobrirem que o pai do condenado morreu em Tangará da Serra, a 252 km da capital, em 2021. A informação permitiu o intercâmbio de dados entre as polícias do Rio Grande do Norte e de Mato Grosso.

Durante as investigações, os agentes encontraram outro elemento considerado decisivo: Aluísio havia emitido um documento de identidade em Mato Grosso utilizando seu nome verdadeiro em 1995.

No entanto, no ano seguinte, ele passou a viver utilizando a identidade de uma pessoa que morreu em Natal. A polícia informou que ainda investiga quando e de que forma ocorreu essa troca de identidade.

A confirmação da verdadeira identidade do condenado ocorreu por meio do cruzamento de bases cadastrais, análise de documentos e comparação facial. Segundo a polícia, as investigações partiram da única fotografia disponível de Aluísio, registrada na época do acidente, que foi confrontada com imagens atuais obtidas durante a apuração.

Quando os policiais chegaram à casa do condenado, ele inicialmente apresentou o nome falso. Após ser confrontado com as provas reunidas pelos investigadores, confessou a verdadeira identidade, conforme informou a Polícia Civil.

De acordo com as investigações, com o documento falso, ele chegou a renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2021 e continuava exercendo a profissão de motorista.

Em 2021, policiais militares prenderam um homem em situação de rua em Natal que eles acreditavam ser Aluísio Farias. Um teste de identificação, no entanto, deu negativo para compatibilidade com as digitais de Aluísio, e o homem foi liberado.

Relembre o caso

 

Aluísio Farias Batista é condenado por ter matado 19 pessoas atropeladas no carnaval em Natal — Foto: Arquivo

O acidente aconteceu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o carnaval de Natal.

Segundo a investigação da época, Aluísio dirigia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco.

Dezenove pessoas morreram e outras 12 ficaram gravemente feridas. Cerca de cinco mil pessoas brincavam o carnaval no bloco de rua naquele dia. Após o acidente, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

Historiadores associam o episódio com a diminuição no número de blocos de rua e foliões durante o carnaval de Natal nas décadas seguintes.

O Noroeste

Recent Posts

Nininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta

O deputado estadual Nininho afirmou que os avanços registrados em Mato Grosso nos últimos anos…

1 hora ago

Vídeo mostra briga generalizada em praça após festa junina no Liceu Cuiabano I MT

Uma briga envolvendo vários jovens mobilizou quem passava pela Praça Santos Dumont, nas proximidades do…

2 horas ago

Homem é encontrado morto com mãos e pés amarrados e marcas de tortura em MT

O corpo de um homem, com idade estimada entre 20 e 30 anos, foi encontrado…

2 horas ago

Perícia procura por familiares de homem do MA que morreu em MT

Identificação foi realizada por meio do projeto "Lembre de Mim", que revisita casos antigos de…

2 horas ago

A 100 dias das eleições: quem deve disputar Governo e Senado em MT

Pré-candidatos ao governo e ao Senado intensificam articulações, mas candidaturas só serão oficializadas durante as…

2 horas ago

Pivetta reage a críticas sobre empréstimo de R$ 1,5 bilhão e alfineta Wellington: “É desprezível” I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) respondeu em tom duro às críticas feitas pelo senador Wellington…

2 horas ago