O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) respondeu em tom duro às críticas feitas pelo senador Wellington Fagundes (PL) em relação ao pedido de autorização para contratar um empréstimo de R$ 1,5 bilhão. A declaração foi dada na quinta-feira (25), após o parlamentar classificar a proposta do Governo de Mato Grosso como uma “lambança”.
Durante conversa com a imprensa, Pivetta fez ataques diretos ao senador e colocou em dúvida sua experiência administrativa. “Esse senhor é desprezível. Nunca teve uma experiência em fazer gestão, sequer de orçamento doméstico”, afirmou. Na sequência, o governador acrescentou que Wellington construiu sua trajetória apenas na política e insinuou que o histórico do adversário é conhecido pela população. “A história dele é cabulosa”, declarou.
O embate ocorre dias após o governador entregar ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Podemos), a mensagem solicitando autorização para contratar a operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal.
Segundo o Executivo estadual, os recursos serão destinados à construção de 60 mil moradias populares e servirão para compensar a perda de arrecadação provocada pelo encerramento da cobrança do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab 2), previsto para o fim deste ano.
Ao justificar a operação financeira, Pivetta afirmou que Mato Grosso reúne condições fiscais para assumir novos financiamentos sem comprometer as contas públicas. “Temos crédito porque fizemos as reformas e colocamos as finanças do Estado em ordem. Nossa dívida hoje é negativa. Portanto, podemos contratar esse financiamento”, disse.
O governador também rebateu a cobrança feita por Wellington sobre a necessidade de explicar o empréstimo à população. Para ele, recorrer ao crédito em condições favoráveis é uma estratégia de gestão para viabilizar investimentos prioritários.
“A função de quem governa é criar alternativas, buscar soluções mais baratas e fazer bons negócios para a sociedade. Isso ele não sabe fazer, nem para ele e muito menos para o Estado”, afirmou.
Pivetta e Wellington Fagundes são pré-candidatos ao Governo de Mato Grosso e devem disputar a sucessão estadual nas eleições de outubro do próximo ano. O episódio amplia o clima de confronto entre os dois, que já vêm trocando críticas públicas em meio às articulações eleitorais.





