Festa de São Pedro em Várzea Grande terá telão para jogo do Brasil e 5 toneladas de peixe

A comunidade de Bom Sucesso, em Várzea Grande, celebra nesta segunda-feira (29) as comemorações dos 45 anos da tradicional Festa de São Pedro e dos Pescadores. Além da programação religiosa e do almoço comunitário, o evento contará com um telão para a transmissão do jogo da Seleção Brasileira, reunindo fé, cultura e futebol em um mesmo espaço.

A expectativa da organização é receber cerca de 10 mil pessoas ao longo do dia. Os visitantes são convidados a vestir a camisa do Brasil e participar da programação, que começa às 4h com alvorada e café da manhã, às 8h com a procissão em homenagem a São Pedro, seguida pela missa, às 9h30, e pelo tradicional levantamento do mastro, às 11h30. Logo após, ocorrem as apresentações culturais e o almoço gratuito com cerca de cinco toneladas de peixe preparadas por moradores, pescadores e voluntários da comunidade.

A coordenadora da festa, Gislaine Kelly de Magalhães, conhecida como  Gika, afirma que a edição deste ano foi pensada para valorizar ainda mais a cultura local.

“Este é o segundo ano que ampliamos a programação para dois dias para incluirmos a programação evangélica. O domingo, 28, foi dedicado às apresentações culturais, ao culto, ao louvor, à feira gastronômica e ao lambadão. Amanhã será o grande dia da nossa tradição, com a procissão, a missa, o almoço comunitário e também a transmissão do jogo do Brasil. Queremos que as famílias celebrem a fé e torçam juntas pela nossa seleção”, destacou.

O primeiro dia de festa, realizado neste domingo (28), reuniu apresentações culturais, culto ecumênico, música gospel, grupos de siriri e cururu, além da feira gastronômica organizada pelos moradores da comunidade. A programação segue a tarde com baile de lambadão.

Pela primeira vez escolhida rainha da festa, Ivanei Gonçalves de Miranda disse viver um momento especial por representar a comunidade onde nasceu. “É uma honra muito grande. Eu amo Bom Sucesso e nossa cultura. A gente trabalha para que essa tradição continue viva e seja passada para nossos filhos e netos. Espero que todos venham participar dessa festa feita com muito carinho”, afirmou.

Rei da festa nesta edição, o pescador Ivanildo Gonçalves da Silva, de 54 anos, destacou que São Pedro representa proteção para quem vive da pesca e reforçou o convite para a população participar das comemorações. “São Pedro é o nosso padroeiro e a nossa fé. O que pedimos sempre é proteção para ir ao rio e voltar em segurança para casa. Preparamos tudo com muito carinho. Foram dias limpando cinco toneladas de peixe para receber bem todos que vierem celebrar conosco”, disse.

Reconhecida como uma das principais manifestações culturais e religiosas de Mato Grosso, a Festa de São Pedro mantém viva uma tradição de 45 anos às margens do Rio Cuiabá, reunindo fé, gastronomia, cultura popular e a história da comunidade pesqueira de Bom Sucesso.

O Noroeste

Recent Posts

PF destrói bunkers e túneis, e apreende R$ 100 milhões em equipamento em garimpo ilegal MT

A operação de desintrusão na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso, completou três meses e…

1 hora ago

Polícia Militar deflagra operações para intensificar policiamento nos 142 municípios

As operações mobilizam efetivos das unidades operacionais, especializadas e administrativas no combate à criminalidade e…

1 hora ago

Trabalhador morre após teto de igreja desabar em Mato Grosso

Forro do teto da edificação cedeu enquanto Renato Silveira Santos, de 38 anos, estava no…

1 hora ago

Justiça manda penhorar fazenda arrendada por empresário para quitar dívida de R$ 37,5 milhões

A Justiça de Mato Grosso determinou a penhora dos valores provenientes do arrendamento da Fazenda…

1 hora ago

Adolescente que estuprou a tia de consideração porque estava ‘muito excitado’ é apreendido

Policiais militares do 15º Comando Regional apreenderam, neste domingo (28), um adolescente, de 17 anos,…

2 horas ago

Nova lei de MT prorroga regra do Fethab mantendo UPF de janeiro de 2025 em todo o ano de 2026

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta os produtores rurais sobre…

2 horas ago