Categories: CAMARA MUNICIPAL

Comissão de Cultura aprova quatro matérias em reunião ordinária na Câmara

Na manhã desta terça-feira (7), os membros da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) se reuniram para deliberar acerca de quatro projetos, todos de autoria do Legislativo, que já haviam recebido a aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Presentes às deliberações,  os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), presidente da comissão, junto da vice-presidente Maria Avalone (PSDB) e o membro-titular Eduardo Magalhães (Republicanos).

A reunião teve quatro projetos em pauta, sendo eles:

Processo n° 12591/2026 – projeto de lei de autoria da vereadora Maria Avalone (PSDB) que declara como patrimônio cultural imaterial e gastronômico do município de Cuiabá a cachorrada e o seu modo de fazer. Aprovado.

Processo n° 12593/2026 – projeto de lei de autoria da vereadora Maria Avalone (PSDB) que declara como patrimônio cultural imaterial do município de Cuiabá a cadeira de urubamba e o seu modo de fazer. Aprovado por unanimidade.

Processo n° 12842/2026 – projeto de lei de autoria da vereadora Maria Avalone (PSDB) que declara como patrimônio cultural imaterial e gastronômico do município de Cuiabá o Francisquito cuiabano e o seu modo de fazer. Aprovado.

Processo n° 13379/2026 – projeto de lei de autoria do vereador Alex Rodrigues (Podemos) que declara a torcida do Mixto Esporte Clube como patrimônio cultural material e imaterial do município de Cuiabá e dá outras providências. Aprovado.

As matérias seguem agora para votação em Plenário.

O Noroeste

Recent Posts

Custo da construção sobe 1,63% em junho, impulsionado pelo aumento da mão de obra

O custo da construção em Mato Grosso registrou alta de 1,63% em junho, com o…

35 minutos ago

Vídeo mostra momento em que 02 carretas despencam de viaduto em Cuiabá I MT

Uma câmera de segurança registrou o momento em que duas carretas despencam do Viaduto do…

1 hora ago

Garrafa de cachaça é retirada de carreta de motorista preso por embriaguez após acidente em Cuiabá

Acidente ocorreu na BR-364, em Cuiabá, após uma batida lateral entre duas carretas, que despencaram…

1 hora ago

ALMT discute proposta que pode mudar até 24 mil moradores de endereço em município de MT

Proposta prevê realização de plebiscito para decidir mudança territorial. Caso aprovada, medida ainda dependerá da…

1 hora ago

Estudo do Imea aponta avanço do endividamento rural e alerta para desafio financeiro no agro

Um novo estudo sobre endividamento rural elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta…

1 hora ago

Jovem de 29 anos em bicicleta elétrica morre após ser atropelada por carreta em MT

Motorista da carreta foi submetido ao teste do teste do bafômetro, que apontou resultado negativo…

1 hora ago