Categories: Featured

Prazo para vacinação contra HPV em jovens de 15 a 19 anos é prorrogado em Cuiabá; locais

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça que adolescentes e jovens de 15 a 19 anos têm até o dia 31 de dezembro para receber a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A prorrogação da estratégia de resgate vacinal foi definida pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a proteção de quem não foi imunizado na idade recomendada ou não possui registro da vacinação. A medida segue até 31 de dezembro.

Em Cuiabá, a vacina está disponível em todas as 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas nas quatro regiões da cidade e na zona rural, facilitando o acesso da população ao imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o HPV, vírus responsável por diversos tipos de câncer e outras doenças. A orientação é que todos os jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose procurem a unidade de saúde mais próxima com documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a ampliação do prazo representa uma oportunidade para aumentar a cobertura vacinal e proteger milhares de adolescentes cuiabanos.

“A vacina contra o HPV salva vidas. Estamos orientando nossas equipes para intensificar esse resgate vacinal e garantir que nenhum jovem fique sem essa proteção por falta de oportunidade. Nossas unidades estão preparadas para atender a população e facilitar o acesso à vacinação”, destacou.

Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) mostram que Cuiabá vem registrando avanços na vacinação contra o HPV em 2025.

No grupo prioritário de 9 a 14 anos, foram aplicadas 4.725 doses em meninas, alcançando cobertura de 76,70%, enquanto entre os meninos foram aplicadas 5.116 doses, com cobertura de 59,96%.

Já na estratégia de resgate para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos, o município contabiliza 456 doses aplicadas no público feminino, com cobertura de 86,50%, e 428 doses no público masculino, atingindo 43,55%.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que esses índices podem crescer ainda mais até dezembro com a mobilização das equipes e a procura espontânea da população.

Quem pode se vacinar

A vacina contra o HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Com a estratégia de resgate, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que perderam a oportunidade de vacinação também poderão receber a dose até 31 de dezembro.

O imunizante também é disponibilizado para grupos específicos, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, usuários de PrEP e pessoas com papilomatose respiratória recorrente.

A situação vacinal pode ser consultada por meio do aplicativo Meu SUS Digital.

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais frequentes no mundo. Existem mais de 200 tipos do vírus, sendo que alguns provocam verrugas na região genital e outros estão relacionados ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta.

Além da vacinação, o uso de preservativos internos ou externos ajuda a reduzir o risco de transmissão do vírus.

Para ampliar o acesso da população, a Prefeitura de Cuiabá mantém 33 Unidades de Saúde da Família funcionando sem interrupção no horário de almoço, permitindo que trabalhadores busquem atendimento e vacinação durante o intervalo do meio-dia.

Além disso, 28 unidades oferecem atendimento em horário estendido, funcionando até as 19h ou 21h, facilitando o acesso de quem não consegue comparecer durante o expediente comercial.

Unidades com atendimento até 21h

USF Parque Ohara;
USF Tijucal;
USF Pedra 90 CAIC I, II e III;
Clínica da Família CPA I;
USF Ilza Terezinha Picolli;
Consultório na Rua.

Unidades com atendimento até 19h

USF Parque Cuiabá;
USF Parque Atalaia;
USF Coxipó I e II;
USF Jardim Industriário;
USF Jardim Fortaleza/Santa Laura;
USF Dom Aquino;
USF Pico do Amor;
USF Jardim Imperial;
USF Bela Vista/Carumbé;
USF Terra Nova/Canjica;
USF Eldorado;
USF Areão;
USF CPA III;
USF CPA IV;
USF Jardim Vitória I;
USF Paiaguás;
USF Sucuri;
USF Ribeirão da Ponte;
USF Despraiado;
USF Novo Terceiro;
USF Jardim Independência;
USF Nossa Senhora da Guia.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que adolescentes e jovens aproveitem a prorrogação da campanha para garantir a imunização até o dia 31 de dezembro, fortalecendo a prevenção e contribuindo para reduzir a circulação do vírus na população.

O Noroeste

Recent Posts

Campanha Liquida CDL vai movimentar o varejo de Cuiabá e Várzea Grande – O Mato Grosso

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realizará em setembro a Liquida CDL…

10 horas ago

Virginia Mendes destaca experiência do Parajiujitsu de Barra do Garças como referência para inclusão

Em encontro com atletas, candidata a deputada federal reforça defesa de políticas públicas para pessoas…

10 horas ago

Comissão aprova projeto que institui campanha permanente pelo bem-estar térmico animal em Cuiabá

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou sua sétima reunião ordinária, de…

10 horas ago

Bairros são contemplados com tapa-buracos e redutor de velocidade após pedidos de Paula Calil

Moradores de diferentes regiões de Cuiabá foram contemplados, recentemente, com serviços públicos após demandas encaminhadas…

10 horas ago

Carreta carregada com lascas de madeira pega fogo na rodovia BR-163 no médio-norte

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desse domingo (23),…

11 horas ago

Padrasto é condenado após tentar matar enteado de 10 anos com canivete em MT

Menino de 10 anos sofreu um corte de cerca de 15 centímetros no tórax e…

11 horas ago