O vereador Ilde Taques (Podemos) solicitou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), à presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), que o concurso público previsto para o Legislativo contemple vagas efetivas para intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Atualmente, os profissionais responsáveis pela interpretação em Libras nas sessões e eventos da Casa atuam por meio de contrato terceirizado. Segundo o parlamentar, a criação de cargos efetivos representará um avanço na valorização da categoria e no fortalecimento das políticas de inclusão e acessibilidade no âmbito do Poder Legislativo.
Durante o pronunciamento, Ilde Taques destacou que a presença de intérpretes de Libras é fundamental para garantir o acesso à informação e a participação da comunidade surda nas atividades legislativas.
“A acessibilidade não pode ser tratada como algo temporário. Precisamos garantir intérpretes de Libras efetivos na Câmara, valorizando esses profissionais e assegurando inclusão de forma permanente para a população surda”, afirmou o vereador.
O parlamentar também ressaltou que a medida contribuirá para conferir maior estabilidade ao serviço prestado, além de reforçar o compromisso da Câmara Municipal de Cuiabá com a inclusão, a acessibilidade e o acesso igualitário às atividades legislativas.
Rosana Santos, de 45 anos, perdeu o controle do veículo quando voltava para casa, na…
A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa…
A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Secom/ALMT) visitou, na última quinta-feira…
O que antes era uma facilidade para os cuiabanos na obtenção de crédito já não…
Após a passagem de uma forte frente fria para esta época do ano, que derrubou…
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, disponibiliza…