PSDB anunciou apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao governo de Mato Grosso e a Mauro Mendes como senador. — Foto: Divulgação
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) confirmou apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao governo de Mato Grosso e de Mauro Mendes ao senado. A decisão foi tomada durante convenção realizada nesta terça-feira (28), na sede do partido no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. A escolha do vice não foi definida.
Otaviano Olavo Pivetta é um produtor agropecuário nascido em Caiçara (RS). Pivetta chegou ao estado de Mato Grosso em 1982. Em 2019, ele assumiu como vice de Mauro Mendes e se filiou ao Republicanos em 2022 para concorrer a reeleição na mesma chapa, obtendo 68% dos votos válidos. Desde março deste ano, Pivetta assumiu o governo do estado após Mauro Mendes anunciar a candidatura ao Senado.
Outras candidaturas aprovadas na convenção:
Deputados Estaduais:
Deputados Federais:
As convenções são os eventos em que os filiados dos partidos se reúnem para escolher os candidatos nas eleições. A data limite é 5 de agosto.
Na sequência, os nomes devem ser registrados no Tribunal Superior (TSE) até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte.
Nas eleições deste ano, em 4º de outubro, os brasileiros vão votar para:
Trajetória de Otaviano Pivetta
Otaviano Olavo Pivetta nasceu em 10 de maio de 1959, em Caiçara, no Rio Grande do Sul. Produtor agropecuário, é pai de seis filhos e avô de quatro netos.
A trajetória política em Mato Grosso começou em Lucas do Rio Verde, onde exerceu três mandatos como prefeito. Ele assumiu o cargo pela primeira vez em 1997 e concluiu a última gestão em 2016, deixando a prefeitura com mais de 80% de aprovação popular.
Pivetta também ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Como deputado estadual, atuou em pautas relacionadas ao desenvolvimento regional e à modernização da administração pública.
Em 2018, foi eleito vice-governador de Mato Grosso. Quatro anos depois, em março de 2022, filiou-se ao Republicanos e disputou a reeleição na chapa encabeçada pelo governador Mauro Mendes.
A chapa foi reeleita no primeiro turno, com 1.114.549 votos, o equivalente a 68,45% dos votos válidos. Durante o mandato, Pivetta concentrou a atuação em áreas como educação, infraestrutura e apoio aos pequenos produtores. Em março de 2026, assumiu o governo de Mato Grosso.
Descoberta é uma alternativa nutritiva e de baixo custo para reduzir os impactos da escassez…
Com pouco mais de sete meses de operação, o Hospital Central de Alta Complexidade de…
Segundo a Polícia Civil, droga seria armazenada no imóvel para depois ser distribuída a outros…
Um novo vídeo divulgado pelo advogado Rodrigo Pouso Miranda, que representa a família de Gleici…
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, realizou, na quinta-feira (10), uma…
Alex Pucineli apresentou pedido de renúncia nessa sexta-feira (11), após Procuradoria Regional Eleitoral se manifestar…