Categories: Featured

Padrasto é condenado após tentar matar enteado de 10 anos com canivete em MT

Um homem identificado pelas iniciais D.P.N. foi condenado a 27 anos, 2 meses e 20 dias de prisão por tentar matar o enteado, de 10 anos, em , a 493 km de Cuiabá. A decisão foi tomada pelo Tribunal do Júri da Comarca de Tapurah nesta sexta-feira (21). A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado.

O crime ocorreu em dezembro de 2024. Segundo o processo, D.P.N. atacou a criança com um canivete após uma série de episódios de agressividade contra familiares. O menino foi atingido no tórax e sobreviveu porque familiares conseguiram interromper o ataque e acionaram socorro médico.

Durante o julgamento, os jurados reconheceram que o crime foi cometido por motivo torpe, com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e contra uma criança menor de 14 anos. Também foi considerada a relação de padrasto e enteado entre o acusado e a vítima.

De acordo com a sentença, a criança sofreu um corte de cerca de 15 centímetros na região do tórax e da axila. A lesão precisou de atendimento hospitalar de urgência e deixou marcas físicas e consequências emocionais.

A decisão também levou em consideração os antecedentes criminais do réu e relatos de comportamentos violentos em relacionamentos anteriores, inclusive contra ex-companheiras e filhos delas.

Segundo a sentença, o acusado tentou atingir o pescoço da criança com o canivete. O menino tentou se proteger e acabou atingido no lado direito do tórax. A morte foi evitada pela intervenção de familiares e pelo atendimento médico rápido.

Violência vicária

O caso também foi apontado como um exemplo de violência vicária, quando filhos são usados para causar sofrimento à mãe. Conforme o processo, o ataque à criança tinha como objetivo atingir emocionalmente a mãe, o que contribuiu para o reconhecimento do motivo torpe pelos jurados.

Para o promotor de Justiça Marlon Pereira Rodrigues, a condenação representa uma resposta da Justiça aos casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

O réu estava preso preventivamente durante o processo e teve a prisão mantida após a condenação.

O Noroeste

Recent Posts

Campanha Liquida CDL vai movimentar o varejo de Cuiabá e Várzea Grande – O Mato Grosso

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realizará em setembro a Liquida CDL…

38 minutos ago

Virginia Mendes destaca experiência do Parajiujitsu de Barra do Garças como referência para inclusão

Em encontro com atletas, candidata a deputada federal reforça defesa de políticas públicas para pessoas…

57 minutos ago

Comissão aprova projeto que institui campanha permanente pelo bem-estar térmico animal em Cuiabá

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou sua sétima reunião ordinária, de…

1 hora ago

Bairros são contemplados com tapa-buracos e redutor de velocidade após pedidos de Paula Calil

Moradores de diferentes regiões de Cuiabá foram contemplados, recentemente, com serviços públicos após demandas encaminhadas…

1 hora ago

Carreta carregada com lascas de madeira pega fogo na rodovia BR-163 no médio-norte

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desse domingo (23),…

1 hora ago

Eleições 2026: veja as propostas de Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo de MT

Texto enfatiza propõe a continuidade do modelo de gestão adotado desde 2019, ao lado do…

1 hora ago