Categories: Featured

Padrasto é condenado após tentar matar enteado de 10 anos com canivete em MT

Um homem identificado pelas iniciais D.P.N. foi condenado a 27 anos, 2 meses e 20 dias de prisão por tentar matar o enteado, de 10 anos, em , a 493 km de Cuiabá. A decisão foi tomada pelo Tribunal do Júri da Comarca de Tapurah nesta sexta-feira (21). A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado.

O crime ocorreu em dezembro de 2024. Segundo o processo, D.P.N. atacou a criança com um canivete após uma série de episódios de agressividade contra familiares. O menino foi atingido no tórax e sobreviveu porque familiares conseguiram interromper o ataque e acionaram socorro médico.

Durante o julgamento, os jurados reconheceram que o crime foi cometido por motivo torpe, com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e contra uma criança menor de 14 anos. Também foi considerada a relação de padrasto e enteado entre o acusado e a vítima.

De acordo com a sentença, a criança sofreu um corte de cerca de 15 centímetros na região do tórax e da axila. A lesão precisou de atendimento hospitalar de urgência e deixou marcas físicas e consequências emocionais.

A decisão também levou em consideração os antecedentes criminais do réu e relatos de comportamentos violentos em relacionamentos anteriores, inclusive contra ex-companheiras e filhos delas.

Segundo a sentença, o acusado tentou atingir o pescoço da criança com o canivete. O menino tentou se proteger e acabou atingido no lado direito do tórax. A morte foi evitada pela intervenção de familiares e pelo atendimento médico rápido.

Violência vicária

O caso também foi apontado como um exemplo de violência vicária, quando filhos são usados para causar sofrimento à mãe. Conforme o processo, o ataque à criança tinha como objetivo atingir emocionalmente a mãe, o que contribuiu para o reconhecimento do motivo torpe pelos jurados.

Para o promotor de Justiça Marlon Pereira Rodrigues, a condenação representa uma resposta da Justiça aos casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

O réu estava preso preventivamente durante o processo e teve a prisão mantida após a condenação.

O Noroeste

Recent Posts

União cobre R$ 244 milhões em dívidas caloteadas por estados e cidades em setembro – O Mato Grosso

Quando governos estaduais ou prefeituras deixam de quitar suas parcelas de empréstimos, é o cofre…

53 minutos ago

Missa, escultura e show marcam evento pelos 35 anos da visita do papa a Cuiabá; saiba mais

Celebração será nesta sexta-feira (16), no Sesi Papa, com entrada gratuita e expectativa de reunir…

2 horas ago

Menina de 10 anos morre após arma cair e disparar dentro de casa em MT

Criança estava com o irmão em um quarto onde havia uma arma carregada, segundo o…

2 horas ago

Gallo vê rumores sobre vaga no TCE como “descortesia” com Waldir Teis e nega articulações

O ex-secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, criticou publicamente as recentes…

2 horas ago

Governo de MT atinge 71% de execução nas metas prioritárias do primeiro semestre de 2026

O Governo de Mato Grosso registrou desempenho médio de 71% no cumprimento das metas físicas…

2 horas ago

Comissão recebe secretária nomeada para o Bem-Estar Animal

A Comissão dos Direitos dos Animais (CDA) da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira…

5 horas ago