Categories: Featured

Cuiabá atinge recorde de calor e se torna capital brasileira mais quente em 2026

🥵 Cuiabá registrou 41,2°C neste domingo (30), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura é a maior registrada na capital mato-grossense em 2026 e estabelece um novo recorde para o ano.

Com a marca, Cuiabá passa a ter a maior temperatura máxima registrada entre as capitais brasileiras em 2026, superando os 40,8°C registrados no Rio de Janeiro em janeiro.

O calor também superou o recorde anterior de Cuiabá neste ano, de 40,3°C, registrado em 25 de agosto. Segundo o Inmet, esta foi a sexta vez que Cuiabá registrou temperatura de 40°C ou mais neste mês.

Desfile Cívico será realizado à noite

Devido às altas temperaturas e ao tempo seco, o Desfile Cívico de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá neste ano. A concentração das instituições está marcada para as 18h30, na Rua Batista das Neves, em comemoração aos 204 anos da Independência do Brasil.

A mudança para o período noturno foi definida para proporcionar mais conforto aos estudantesfamiliares e ao público, reduzindo a exposição ao calor durante a programação

Ao longo do percurso, haverá pontos de hidratação e espaços de descanso para os participantes e o público. Equipes de apoio também estarão posicionadas em locais estratégicos para orientar a população.

⚠️ Confira os cuidados com a saúde:

  • Evitar exercícios físicos e exposição ao ar livre entre as 10 e 16 horas;
  • Umidificar o ambiente por meio de umidificadores, toalhas molhadas, recipientes com água, umidificação de jardins, etc.;
  • Permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas;
  • Sempre que sair ao sol, usar protetor solar, acessórios de proteção como chapéus, boné ou guarda-sol;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Aumentar a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e protegidas;
  • Permanecer em ambientes fechados, preferencialmente bem vedados e com conforto térmico adequado. Quando possível, buscar ambientes com ar-condicionado e filtros de ar para reduzir a exposição.
O Noroeste

Recent Posts

Trabalhador é morto a facadas por colega em fazenda de MT

Informações preliminares indicam que os dois teriam discutido durante a noite. O motivo do desentendimento…

9 minutos ago

Mauro volta a defender leis mais duras após motorista sem CNH atropelar e matar motociclista I MT

O candidato ao Senado Mauro Mendes afirmou que o atropelamento que matou o motociclista Paulo…

12 minutos ago

Comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderá funcionar no feriado de 7 de setembro

O comércio em geral de Cuiabá e Várzea Grande está autorizado a funcionar normalmente no…

59 minutos ago

Pivetta e Gisela encerram Agosto Lilás com agenda que une proteção e presença feminina no poder

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e sua candidata a vice, Gisela Simona (União Progressista), encerram…

1 hora ago

MT e mais dois estados são condenados em R$ 893 milhões por devastações na Amazônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve, desde agosto de 2023, um total de R$ 893…

1 hora ago

Motorista morre após carro bater contra carreta e capotar na BR-163 em MT

Francisco Chagas, de 42 anos, morreu ainda no local do acidente. O condutor da carreta…

1 hora ago