Quaest para o Senado em Mato Grosso, votos válidos: Mauro Mendes, 37%; Janaína Riva, 23%; Zé Medeiros, 17%
Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (3), véspera do 1º turno, mostra como está a disputa pelo Senado em Mato Grosso. Neste domingo (4), cada eleitor terá que votar em dois candidatos. Mauro Mendes aparece na liderança das pesquisas de voto.
Primeiro, a Quaest perguntou aos eleitores em quem eles votariam, sem mostrar a lista de candidatos. Essa é a pesquisa espontânea, e 58% dos entrevistados não citaram um nome na resposta. Por isso, são considerados indecisos (ao final da reportagem, veja os dados da pesquisa espontânea).
Os resultados da pesquisa espontânea ajudam a medir o grau de consolidação do voto. Quanto maior o número de indecisos na véspera, menos consolidado está o voto e maior a possibilidade de mudanças em relação ao resultado de domingo.
Já na pesquisa estimulada, os nomes e partidos dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Cada eleitor escolhe um nome para a primeira vaga no Senado e outro para a segunda.
O dado abaixo considera os votos válidos. Esse cálculo exclui os votos em branco e nulos e, também, os eleitores indecisos.
É a forma como o TSE divulga o resultado oficial das eleições. São os votos dados nos candidatos. Esse cálculo deixa de fora os votos em branco e nulos e abstenções. Para vencer no 1º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A Quaest leva em consideração as intenções de voto da pesquisa e o perfil de comparecimento para estimar os votos válidos. É o modelo likely voter, que considera eleitores com maior propensão a votar.
Veja agora os números de votos totais, incluindo os votos em branco e nulos e os indecisos.
Resultado agregado (1ª e 2ª vaga)
Voto para 1ª vaga
Voto para 2ª vaga
Para 20%, a escolha de voto para o Senado ainda pode mudar. Outros 80% dizem que a decisão é definitiva.
O levantamento foi encomendado pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e ouviu 1.800 eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número TSE: MT-02649/2026.
A candidata ao Senado Janaina Riva (MDB) foi a primeira entre os postulantes ao cargo…
A candidata ao Governo de Mato Grosso Natasha Slhessarenko (PSD) afirmou na manhã deste domingo…
Mais de 1,1 milhão de passageiros já foram beneficiados pela Tarifa Zero aos domingos em…
Ministro do STF mantém domicílio eleitoral no município e deixou o local de votação sem…
A votação do primeiro turno já começou em todo o país. Os colégios eleitorais abriram…
Agência Brasil - Os brasileiros vão às urnas neste domingo (4) para escolher presidente da…