Categories: ALMT

Assembleia terá 18 deputados reconduzidos e cinco estreantes na próxima legislatura

Nova composição terá renovação de 25% das cadeiras

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) terá 18 parlamentares da atual composição na legislatura que começa em 2027. O resultado das eleições deste domingo (4) também definiu a chegada de cinco nomes que ocuparão o cargo de deputado estadual pela primeira vez e o retorno de um ex-parlamentar.

Com seis mudanças entre as 24 cadeiras, a renovação da composição será de 25%. Samantha do Abilio (PL), Leo Bortolin (MDB), Alessandra Ferreira (Podemos), Alcino Barcelos (PL) e Adelcino Lopo (Podemos) chegam pela primeira vez ao Parlamento estadual. Ulysses Moraes (Podemos), por sua vez, retorna à Assembleia após já ter exercido mandato entre 2019 e 2023.

Entre os atuais deputados que permanecerão na Casa estão Max Russi (Podemos), Lúdio Cabral (PT), Gilberto Cattani (PL), Dilmar Dal Bosco (União), Beto Dois a Um (Podemos), Dr. João (MDB), Faissal (PL), Thiago Silva (MDB), Diego Guimarães (Republicanos), Valmir Moretto (Republicanos), Dr. Eugênio (Republicanos), Fabinho Tardin (Podemos), Nininho (Republicanos), Valdir Barranco (PT), Eng. Sebastião Machado Rezende (União), Carlos Avallone (PSDB), Wilson Santos (PSD) e Chico Guarnieri (PSDB).

Chico Guarnieri passou a integrar a atual composição da ALMT como titular em 1º de janeiro de 2025. Primeiro suplente nas eleições de 2022, ele assumiu a cadeira deixada por Cláudio Ferreira, que renunciou ao mandato após ser eleito prefeito de Rondonópolis nas eleições municipais de 2024. Agora, Guarnieri conquistou nas urnas uma das 24 cadeiras para a próxima legislatura.

Entre os cinco que chegam pela primeira vez à Assembleia, três têm experiência no Executivo municipal. Leo Bortolin foi prefeito de Primavera do Leste e presidiu a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Alcino Barcelos comandou a Prefeitura de Pontes e Lacerda e Adelcino Lopo foi prefeito de Pontal do Araguaia.

Samantha do Abilio é vereadora de Cuiabá e foi eleita para a Câmara Municipal em 2024. Alessandra Ferreira, por sua vez, foi secretária municipal de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis entre 2025 e 2026 e disputou neste ano sua primeira eleição para um cargo eletivo.

O sexto nome que passa a integrar a composição a partir de 2027 é Ulysses Moraes. Ele foi eleito deputado estadual em 2018, exerceu mandato na 19ª Legislatura e retorna à ALMT depois de quatro anos fora da Casa.

O Noroeste

Recent Posts

Motociclista morre após bater de frente com carro durante carreata eleitoral em MT

O motociclista Robson Nunes Ferreira, de 41 anos, morreu após bater de frente com um…

18 minutos ago

Inflação estoura teto da meta pelo 3º mês seguido e juros altos devem continuar no Brasil

O bolso do consumidor brasileiro deve continuar sob pressão nos próximos meses. Os principais analistas…

1 hora ago

Veja os 05 Deputados Estaduais que não conseguem se reeleger; veja os 5 novatos

Cinco atuais deputados estaduais  não conseguiram se reeleger na eleição deste domingo (4) e ficaram…

2 horas ago

Menino de 2 anos morre em capotamento em rodovia de MT

Um menino de 2 anos morreu e outras seis pessoas ficaram feridas após o carro…

2 horas ago

Veja quais os principais desafios que Otaviano Pivetta terá nos próximos 4 anos em MT

Otaviano Pivetta foi reeleito com 60,77% dos votos válidos neste domingo (4). Saúde, violência e…

2 horas ago

Morre piloto agrícola que teve 80% do corpo queimado por explosão de transformador em MT

Marcos Vinícius da Silva, de 35 anos, estava passando pela calçada quando o equipamento explodiu…

2 horas ago