A Prefeitura de Vera decretou situação de emergência após uma forte chuva acompanhada de vendaval provocar estragos em casas e atingir famílias no município. A medida vale por 180 dias e abrange principalmente o bairro Bom Jesus e áreas rurais.
O temporal atingiu a cidade por volta das 14h30 de sábado (3) e durou cerca de 30 minutos. O decreto foi assinado pelo prefeito Yago Giacomelli (União) na segunda-feira (5).
Segundo relatório técnico que embasou a medida, o fenômeno provocou danos humanos, materiais e ambientais. O bairro Bom Jesus concentrou os maiores prejuízos e reúne um número expressivo de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Até o momento, 30 famílias receberam atendimento emergencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Cras e de equipes de abordagem. Entre os itens necessários estão colchões, telhas e cestas básicas.
O levantamento aponta que algumas famílias tiveram as casas parcial ou totalmente danificadas, o que provocou casos de desalojamento e desabrigo. Também houve perda de alimentos e de bens como roupas, colchões, móveis e eletrodomésticos.
Os imóveis atingidos tiveram destelhamentos, estruturas de cobertura comprometidas e danos em paredes e áreas internas.
Situação de emergência
Com o decreto, a Prefeitura fica autorizada a adotar medidas emergenciais para atender às famílias e recuperar as áreas atingidas.
A Comissão Municipal de Defesa Civil (Compdec) ficará responsável por coordenar e acompanhar as ações, em conjunto com os demais órgãos envolvidos.
O município também deverá comunicar os governos estadual e federal sobre os danos e adotar as medidas necessárias para obter o reconhecimento federal da situação de emergência e, se necessário, solicitar apoio complementar.
O decreto tem validade de 180 dias e poderá ser prorrogado mediante justificativa.
Com a chegada das festas de fim de ano, preparar o negócio com antecedência pode…
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Podemos), admitiu que buscará a reeleição para…
Wesley Claudio (Novo), teve a casa invadida durante a madrugada do dia 27 de setembro.…
Homens não foram encontrados durante ação que também cumpriu mandados contra dois indivíduos que já…
Benefício estadual reduziu o valor da entrada e permitiu que três mulheres da mesma família…
O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) disponibiliza 1.998 vagas de trabalho nesta semana em Mato…