A pouco menos de um mês do primeiro dia de provas, os Grêmios Estudantis da rede estadual atuam nas escolas para mobilizar os alunos e divulgar as orientações para a escolha da língua estrangeira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, que deve ser feita até o dia 18 de outubro.
Quem não fizer a opção dentro do prazo terá a prova de inglês atribuída automaticamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem possibilidade de alteração.
A inscrição automática dos estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública é uma novidade do Enem 2026. Porém, mesmo inscritos automaticamente, os alunos precisam acessar a Página do Participante, confirmar a participação, indicar a língua estrangeira e preencher o questionário socioeconômico para ter acesso ao local de prova.
Nas escolas da rede estadual, os Grêmios Estudantis já atuam na mobilização dos estudantes sobre a divulgação do prazo previsto e oferecem orientações aos colegas para o preenchimento da escolha de língua estrangeira.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a inscrição automática tem como objetivo ampliar a participação dos estudantes no Enem, que, a partir de 2026, também passa a integrar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Com a mudança, os resultados do exame passam a ser utilizados também na avaliação da qualidade do Ensino Médio. O exame será realizado em dois domingos, nos dias 8 e 15 de novembro. Na primeira data, os candidatos responderão às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar a Redação.
Já no segundo dia, a avaliação será dedicada a Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Programa da Sesp-MT oferece equipamentos de videomonitoramento e armazenamento de imagens em nuvem; adesão exige…
O governo federal lançou um pacote com cinco medidas estratégicas que preveem o perdão de…
Joel Gomes da Silva morreu após ser atingido por um carro enquanto andava de bicicleta…
Gabriel Renan da Silva Pontes, de 24 anos, passava o fim de semana com a…
Na sessão ordinária desta terça-feira (13) da Câmara Municipal, 22 vereadores de Cuiabá declararam apoio,…
Reeleito para o quarto mandato consecutivo como deputado estadual, Max Russi (Podemos) pretende permanecer também…