O deputado estadual Wilson Santos (PSD) defendeu que o Governo de Mato Grosso assuma o papel de indutor do processo de industrialização das cadeias produtivas do estado, com o objetivo de agregar valor à matéria-prima, diversificar a economia e ampliar a oferta de empregos com melhores salários. A manifestação ocorreu nesta segunda-feira (19), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que debateu o Projeto de Lei nº 692/2026, referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027 (PLDO 2027).
Durante a apresentação do monitoramento dos riscos fiscais, conduzida pelo secretário de Estado de Fazenda, Fábio Pimenta, o parlamentar demonstrou preocupação com a queda dos preços das commodities no mercado internacional e os reflexos desse cenário na arrecadação estadual. Para ele, a dependência da exportação de produtos primários torna a economia mato-grossense vulnerável às oscilações do mercado externo.
“Esse é um grande risco que toda a economia voltada para produtos primários, voltada para a exportação, corre. Daí, nós precisamos industrializar o estado e transformar essa matéria-prima em algo menos arriscado. Ninguém tem mais matéria-prima e condições de transformar do que nós. Quem manda no preço da soja é a Bolsa de Chicago e a China. Nós dependemos muito mais deles do que nós. Construir uma economia mais segura é o caminho da industrialização”, explicou Wilson Santos.
O deputado citou a necessidade de avançar no processamento industrial de matérias-primas produzidas em Mato Grosso e mencionou as cadeias do algodão e do calçado como possibilidades de desenvolvimento. Ele defendeu que o estado estabeleça uma política estruturada para atrair e desenvolver indústrias, com metas que permitam avaliar os resultados ao longo dos próximos quatro anos.
Na sequência, o secretário Fábio Pimenta concordou com a importância estratégica da industrialização e citou setores nos quais Mato Grosso ampliou o processamento da produção. “Não tenho dúvidas. É o nosso principal objetivo econômico e estratégico: o desenvolvimento da indústria. Defendemos e adotamos políticas. Já tivemos sucesso em vários setores. A exemplo do milho, que nós exportávamos 80% da nossa produção e, hoje, quase metade da produção já estamos processando internamente em Mato Grosso, mas também o setor de carnes. Mato Grosso é um grande produtor de carne bovina e de frango. No biodiesel, somos, junto com o Rio Grande do Sul, os maiores produtores nacionais. E estamos buscando, inclusive, diversificar a economia em outros setores”, justificou.
O parlamentar, no entanto, ponderou que o avanço da produção de etanol de milho no estado ocorreu principalmente pela iniciativa privada, especialmente de investidores internacionais e cobrou uma atuação mais efetiva do poder público na condução de uma política de industrialização.
“Quando faço essa provocação é que o estado precisa ser o indutor desse processo. Espero que, com a posse do governador Otaviano, em fevereiro de 2027, ele apresente a sua proposta para industrializar o estado como indutor. Nós temos que ter uma proposta para as indústrias internacionais e nacionais. Se não, vamos viver a vida inteira de latifúndio, monocultura e visando o mercado externo. Isso fazíamos há 500 anos atrás com a cana, com o café e com a borracha. É preciso diversificar, dar emprego de qualidade e bons salários. Mato Grosso tem uma concentração de renda estúpida”, frisou Wilson Santos.
Ao concluir a discussão sobre o tema, Fábio Pimenta destacou a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico. O secretário também citou o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) como instrumento de incentivo à atividade industrial, ao desenvolvimento e à geração de empregos. “Sempre faremos ajustes, inclusive contamos com a Assembleia Legislativa, em eventual evolução, como sempre foi parceira do Estado”, finalizou.
Dois projetos de Lei de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) foram aprovados durante…
Leilão será realizado exclusivamente de forma eletrônica, na modalidade de maior lance por lote. Carros,…
No próximo domingo (25), eleitores de Poxoréu, Primavera do Leste, Colniza e Cotriguaçu terão uma…
O controle da ferrugem asiática e de outras doenças da soja ganha uma nova opção…
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), apresentou o…
Uma carreta Iveco branca, carregada com pluma de algodão, pegou fogo na tarde desta terça-feira…