Categories: Politica MT

Dupla que assassinou assessor de deputado em Cuiabá é condenada a 17 anos de prisão


Conteúdo/ODOC – O Tribunal do Júri condenou Murilo Henrique Araújo de Souza e Richard Estaques Aguiar Silva Conceição a 17 anos de prisão, em regime inicial fechado, pela morte do assessor parlamentar Wanderley Leandro Nascimento da Costa, ocorrida em fevereiro de 2023, em Cuiabá.

O júri popular ocorreu nesta terça-feira (1) e foi presidido pela juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal da Capital.

Na sentença, a magistrada manteve a prisão dos dois condenados. Ambos mantinham um relacionamento homoafetivo com a vítima e estão presos desde a época do crime.

“Na hipótese dos autos, os acusados foram condenados à pena de 17 (dezessete) anos de reclusão, cada um, no regime inicialmente fechado, o que impõe a execução antecipada da reprimenda, independentemente de possíveis recursos, pois não vislumbro no caso concreto nenhuma questão substancial que possa, plausivelmente, levar à revisão da condenação (CP, art. 492, § 3º), visto que o Conselho de Sentença optou por uma das teses apresentadas em plenário pelas partes”, escreveu a magistrada.

“E se os acusados permaneceram presos durante toda a ação penal, quando havia apenas o fumus boni juris, depois de submetidos a julgamento e condenados pelo Tribunal do Júri, emerge a certeza que, por sua vez, exclui a possibilidade do recurso em liberdade, mormente porque o regime fixado para o início do cumprimento da reprimenda é o fechado”, acrescentou.

Impacto social do crime

Na sentença, a magistrada destacou que as consequências do crime foram graves. Wanderley desempenhava o papel de pai dos dois filhos de sua companheira, Maísa Valdonado Ronquigali, frutos de um relacionamento anterior, incluindo um deles, que é autista.

Além disso, após iniciar a convivência com Maísa, a vítima passou a prover financeiramente também outros dois filhos dela, que não eram seus biológicos, mas eram tratados como tal.

“Segundo Maísa, a vítima não deixava faltar nada para as crianças, que com a sua morte ficaram desprovidas do seu apoio financeiro, o que também impactou no desenvolvimento emocional, psicológico e social dos infantes”, pontuou a juíza.

Relembre o caso

Wanderley trabalhava com o deputado Wilson Santos (PSD). Ele desapareceu no dia 16 de fevereiro de 2023 e foi encontrado morto no dia 21, na região do Cinturão Verde, em avançado estado de decomposição.

Segundo a Polícia Civil, após o crime, os acusados foram até a casa da vítima, no bairro São João Del Rei, onde pegaram uma TV de 70 polegadas e fugiram com o carro dele. Durante as investigações, os policiais receberam informações de que o veículo da vítima havia passado por um pedágio em direção a Sinop, o que permitiu a identificação e prisão dos suspeitos.

A investigação revelou que o servidor mantinha envolvimento com menores de idade e oferecia dinheiro para manter relações sexuais. Segundo a Polícia Civil, o homicídio teria sido motivado por “vingança”, após a vítima assediar parentes menores de idade dos acusados.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

13 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

13 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

13 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

13 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

14 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

14 horas ago