Categories: Politica MT

Buzetti busca solução com TJMT para agilizar julgamentos e estuda apresentar projeto no Senado


 A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) reuniu-se ontem com o desembargador Deosdete Cruz Júnior e o procurador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Antônio Sérgio, para discutir estratégias que visam acelerar o julgamento de processos que enfrentam longas esperas no tribunal. A iniciativa busca encontrar soluções legislativas que possam ser apresentadas no Senado Federal, com o objetivo de aprimorar a eficiência do sistema judiciário estadual.

Durante o encontro, foram abordadas diversas propostas, incluindo a possibilidade de criação de um Projeto de Lei que estabeleça mecanismos para reduzir a morosidade processual. A senadora Buzetti falou da importância de uma colaboração entre os poderes Legislativo e Judiciário para enfrentar os desafios que comprometem a celeridade da justiça em Mato Grosso.

“Nós temos que dar respostas às vitimas, não só pensar no réu. Eu sei que a justiça da direito ao réu se defender, mas que seja com celeridade para que a vítima também tenha uma resposta. A vítima é o que me preocupa, porque ela fica se perguntando ‘porque essa demora?’Então, essa reunião é uma forma de buscar melhorar a legislação como um todo, no país inteiro. Mas se for uma mato-grossense a apresentar um PL, melhor ainda né? Eu pedi para eles colher mais informações e depois me levarem à Brasília e aí eu tenho que pensar na forma legislativa”, explicou.

O desembargador Deosdete Cruz Júnior e o procurador Antônio Sérgio demonstraram apoio à iniciativa, argumentando a necessidade de reformas que possam tornar o sistema mais ágil e eficaz. Eles enfatizaram que a lentidão nos julgamentos não apenas prejudica os cidadãos que aguardam decisões judiciais, mas também sobrecarrega o próprio tribunal.

A senadora Buzetti, conhecida por sua atuação em projetos que visam fortalecer a segurança pública e os direitos das mulheres, como o “Pacote Antifeminicídio” que aumentou as penas para crimes de feminicídio e da Lei que permite o acesso público ao nome completo e ao número do CPF de réus condenados em primeira instância por crimes sexuais, afirmou que está comprometida em apresentar propostas que contribuam para a melhoria do sistema judiciário. Ela ressaltou que a eficiência da justiça é fundamental para garantir os direitos dos cidadãos e a confiança nas instituições.

 

 

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

49 minutos ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

1 hora ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

1 hora ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

1 hora ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

1 hora ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

1 hora ago