💉A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um alerta nesse sábado (3) sobre a baixa cobertura vacinal contra a influenza em Mato Grosso. Até o momento, foram aplicadas cerca de 138 mil doses da vacina, o que representa 10,42% da meta de imunização do grupo prioritário.
Segundo a SES, o estado recebeu e distribuiu 856 mil doses do imunizante às prefeituras, que são responsáveis pela aplicação. O grupo prioritário é composto por crianças, idosos e gestantes — considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza, nome científico do vírus da gripe.
A campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá começou no dia 7 de abril. Na capital, todas as 73 unidades básicas de saúde aplicam a vacina.
A vacina protege contra três tipos do vírus da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Para se vacinar, é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com documento de identificação, caderno de vacinação e comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, como laudo médico ou documento funcional.
Além do grupo prioritário, há também o grupo estratégico, formado por:
A Prefeitura de Cuiabá informou que o Dia D de vacinação está marcado para o dia 10 de maio, com todas as unidades funcionando com atendimento especial para ampliar o acesso à vacina.
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…
Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…
Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…
O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…
Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…