O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um recurso apresentado pelo ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Humberto Bosaipo, que buscava reverter uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) impedindo o restabelecimento de aposentadorias e pensões acumuladas. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (9).
Zanin considerou o recurso formalmente inválido, pois não contestou todos os fundamentos da decisão anterior e classificou a nova tentativa de Bosaipo como protelatória.
Com a decisão, continua valendo o entendimento de que Bosaipo acumulava de forma inconstitucional diversos benefícios, como aposentadoria como técnico da Assembleia Legislativa, pensão do Fundo de Assistência Parlamentar (FAP), pensão especial por ter ocupado o cargo de governador por apenas 15 dias, além dos proventos como ex-conselheiro do TCE.
A ação que levou ao corte dos pagamentos foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT) em 2009. Em 2016, a Justiça de Mato Grosso determinou a suspensão dos benefícios acumulados e a devolução dos valores recebidos indevidamente, com base no teto constitucional e na vedação expressa à acumulação de remunerações nos casos analisados.
Mesmo após o trânsito em julgado da sentença em 2016, a defesa de Bosaipo apresentou diversos recursos ao TJMT e ao STF, alegando violação à coisa julgada e tentando restabelecer a pensão parlamentar com base na renúncia ao cargo de conselheiro do TCE em 2014. Todos os argumentos foram novamente rejeitados.
Na decisão, o ministro advertiu que eventuais novos recursos contra o despacho poderão resultar na aplicação de multa por recurso manifestamente infundado, além da elevação dos honorários advocatícios.
Novas peças devem chegar ao empreendimento nos próximos meses. Ao todo, cerca de 80 carretas…
Durante buscas, foram apreendidas porções de maconha e pasta base de cocaína, além de materiais…
As obras de correção do sistema de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte, mais conhecida como…
Medida busca acelerar investigação devido à gravidade das denúncias. Polícia Civil diz que aparelho funcional…
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avaliou como um passo relevante a decisão dos partidos…
A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou a restituição de…