Os moradores da comunidade Abolição, em Santo Antônio de Leverger, a 35km de Cuiabá, precisaram improvisar uma balsa para atravessar o Rio Aricá Mirim depois que a ponte que ligava a região foi destruída por um incêndio, há sete meses. Sem a estrutura, as crianças são umas das mais afetadas e enfrentam a travessia diariamente para conseguir ir à escola.
Em nota, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger informou que negocia a construção de uma ponte de ferro com o Exército Brasileiro e também discute uma estrutura de concreto com o governo do estado, No entanto, nenhuma solução foi apresentada ainda.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Educação pediu apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) para fornecer um veículo adequado, já que a única estrada alternativa é de chão, tem quase 20 km e dificulta o acesso, principalmente em dias de chuva.
“Eu passo por um pau, subo na balsa e duas meninas puxam. Hoje vim sozinho e minha avó vem depois”, contou Igor Gomes, de 5 anos, que enfrenta o trajeto todos os dias.
Além dos alunos, produtores e outros moradores também dependem da balsa improvisada para trabalhar e se deslocar.
“Na primeira reunião, a prefeita garantiu que arrumaria um carro adequado para levar as crianças. Isso já tem oito meses, mas nunca aconteceu”, afirmou Marcelo Neves, produtor rural da comunidade.
A balsa foi construída pelos próprios moradores como única solução, já que a estrada alternativa é de difícil acesso e a van escolar não consegue passar no local. Segundo o produtor rural Ademir Franco, a situação preocupa a população, já que as crianças são as que mais sofrem, justamente por dependerem da balsa para irem à escola.
“Minha neta caiu, molhou todo o material e teve que voltar para casa trocar de roupa, porque ela ficou cheia de lama. As crianças, para estudar, correm risco”, disse.
Entrada para o evento é livre para todos os públicos e gratuita. Além da programação…
Programa prevê a construção de 5 mil quilômetros de rede trifásica entre 2026 e 2030,…
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, questionou…
A região metropolitana de Cuiabá também acompanhou o avanço, com o IDHM saltando de 0,758…
Serão construídos 5 mil quilômetros de rede trifásica com recursos do Estado e da concessionária…
Fiscalizações em Cuiabá e Várzea Grande encontraram trabalhadores em condições precárias, adolescentes em atividades de…