Decreto proíbe uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Pantanal de MT | Mato Grosso

Um decreto assinado pelo governo do estado proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Pantanal mato-grossense. A medida começou a valer neste domingo (1º) e segue até 31 de dezembro.

O objetivo é prevenir e combater os incêndios florestais no bioma, especialmente durante o período de estiagem, quando as condições climáticas ampliam consideravelmente o risco de propagação das chamas.

Durante o período proibitivo, todas as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estão suspensas. Segundo o governo, a exceção são as queimas realizadas ou supervisionadas por órgãos públicos autorizados para ações de prevenção e combate a incêndios.

Conforme o decreto, o descumprimento da norma poderá resultar em sanções severas, incluindo multas, apreensão de equipamentos e responsabilização criminal.

Sala de controle

Além da proibição, o decreto também determina a implantação da Sala de Situação Central (SSC), responsável por monitorar as ocorrências ao longo do período proibitivo. Uma Sala de Situação Descentralizada também será implantada em Poconé, porta de entrada do Pantanal, para acompanhar de perto a situação no bioma.

“A sala atuará como órgão consultivo e deliberativo nas respostas a ocorrências. A estrutura reúne 30 representantes, entre titulares e suplentes de diversos órgãos públicos e entidades ambientais. Já as Salas de Situação Descentralizadas são estratégicas para ampliar a eficácia das ações em campo, especialmente em áreas de difícil acesso”, explicou o governo, em nota.

Outras sete Salas de Situação Descentralizadas devem ser implantadas nos municípios que sediam os Comandos Regionais do Corpo de Bombeiros

O Noroeste

Recent Posts

‘Fazendinha’ para crianças, show e exposições: confira programação de feira agro em MT

Entrada para o evento é livre para todos os públicos e gratuita. Além da programação…

2 horas ago

Seaf destaca que energia trifásica vai mudar a vida de famílias da agricultura familiar em Mato Grosso

Programa prevê a construção de 5 mil quilômetros de rede trifásica entre 2026 e 2030,…

2 horas ago

TCE encontra ‘erros’ em livros suspeitos de superfaturamento em Cuiabá; entenda I MT

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, questionou…

2 horas ago

MT atinge patamar muito alto de desenvolvimento humano I MT

A região metropolitana de Cuiabá também acompanhou o avanço, com o IDHM saltando de 0,758…

2 horas ago

Governo e Energisa firmam parceria para ampliar sistema trifásico e impulsionar desenvolvimento das famílias na zona rural de MT

Serão construídos 5 mil quilômetros de rede trifásica com recursos do Estado e da concessionária…

2 horas ago

Oito trabalhadores são resgatados de trabalho escravo e 4 adolescentes de trabalho infantil em MT

Fiscalizações em Cuiabá e Várzea Grande encontraram trabalhadores em condições precárias, adolescentes em atividades de…

3 horas ago