Categories: Featured

Ex-vereador e servidor da ALMT tem cargo anulado após mais de 20 anos por não ter prestado concurso público | MT

O ex-vereador de Castanheira (MT), José Antunes de França, de 60 anos, teve a estabilidade no serviço público anulada pela Justiça, nessa quinta-feira (5), por não ter prestado concurso público. Ele atuava na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) como técnico legislativo de nível médio. José já estava aposentado por tempo de contribuição e teve o benefício mantido, com base em decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF).

A reportagem tentou contato com a ALMT, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. A reportagem também tenta localizar a defesa de José.

Conforme a decisão do juiz Juliano Hermont Hermes da Silva, José Antunes foi nomeado em 1999 para um cargo comissionado de assessor parlamentar, mas em 2001 teve reconhecida a estabilidade no serviço público com base no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal.

Esse dispositivo permitia a estabilidade excepcional de servidores que estivessem em exercício há pelo menos cinco anos antes de 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. No entanto, José Antunes só ingressou no serviço público em 1999, o que torna indevido o benefício.

Mesmo assim, segundo a Justiça, ele foi efetivado como Assistente de Apoio Legislativo e, mais tarde, reenquadrado como Técnico Legislativo de Nível Médio, passando a receber progressões e vantagens próprias de servidores concursados.

O juiz apontou que não houve concurso público e classificou o caso como “um exemplo claro de violação à Constituição”, que exige concurso como forma legal de ingresso no serviço público efetivo. Com a decisão, o cargo agora é considerado vago.

Conforme o documento, a sentença corrige o ato inconstitucional, mas preserva os efeitos da aposentadoria já concedida.

O Noroeste

Recent Posts

Milho se consolida como potência econômica e impulsiona agronegócio em MT – O Mato Grosso

O milho deixou de ser apenas uma cultura complementar e passou a ocupar posição de…

1 hora ago

Vídeo; Jovem de 26 anos é identificado como vítima de grave acidente entre Ônix e carreta na MT-010

A vítima fatal do acidente envolvendo um Chevrolet Ônix e uma carreta bitrem na tarde…

2 horas ago

Sessão especial na ALMT celebra trajetórias de destaque em Mato Grosso

Na noite de sexta-feira (22), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial…

2 horas ago

Venda de ingressos em casa de shows de Cuiabá entra na mira do Ministério Público

A 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor de Cuiabá expediu, na quinta-feira…

2 horas ago

MT é o estado com maior número de pessoas resgatadas em situação de trabalho escravo

A Comissão Pastoral da Terra no estado de Mato Grosso (CPT-MT) lançou o relatório “Conflitos…

2 horas ago

Dia Livre de Imposto terá produtos sem tributos em Cuiabá nesta quinta-feira

Para demonstrar na prática o peso e quanto o cidadão paga em impostos no dia…

2 horas ago