Uma servidora pública da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e um ex-perito, demitido por supostas fraudes, foram alvos da Operação Mente Perita, deflagrada pela Polícia Civil por meio da Delegacia de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, nesta terça-feira (10). Foram realizadas buscas e apreensão nas casas dos suspeitos, localizadas na capital.
A ação investiga possíveis fraudes em laudos periciais produzidos em processos judiciais, especialmente em uma disputa cível relacionada à posse de terras.
A investigação teve início após a denúncia de uma vítima que relatou ter sido abordada pelo ex-perito, que teria exigido o pagamento de R$ 2 milhões para manipular o resultado de uma perícia. Segundo a denúncia, a servidora da Politec, então nomeada como perita, atuaria como cúmplice no esquema.
As apurações indicam que os suspeitos solicitavam vantagens financeiras em troca de laudos periciais favoráveis às partes interessadas nos processos. No caso que deu origem à denúncia o valor pedido seria para atestar se a assinatura de uma pessoa era verdadeira ou falsa.
Na casa do ex-perito, a polícia encontrou uma pistola calibre .380 com 82 munições intactas, além de um aparelho para contagem de cédulas. Já na residência da servidora pública, foram apreendidos um celular e um notebook.
As investigações seguem em andamento para análise do material apreendido, que podem trazer novos elementos de prova e identificação de outras vítimas e envolvidos, segundo a polícia.
Testemunhas disseram que a vítima estava trabalhando em uma aldeia indígena do outro lado do…
O funcionário da Concessionária Nova Rota do Oeste, José Carlos Inácio, 51, morreu em acidente…
Evendo faz parte do Programa Solo Seguro Favela, que mobiliza ações de regularização fundiária no…
Região da fronteira com a Bolívia está recebendo pacote de obras estruturantes A Região Oeste…
Assessoria - Neste sábado, dia 30 de maio, os colecionadores do álbum da Copa do…
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, fiscalizou nesta…