O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do cacique de honra do povo Xavante, José Acácio Sererê Xavante, para participar de uma cerimônia tradicional entre os dias 9 e 15 de junho. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta segunda-feira (16). O cacique está preso por participação em atos antidemocráticos em 2022.
A defesa de Sererê pedia a flexibilização das medidas cautelares para que ele pudesse deixar a prisão domiciliar, que cumpre em Goiás, e viajar até a Terra Indígena Sangradouro, localizada em Mato Grosso, a 239 km de Cuiabá.
No pedido, os advogados argumentaram que impedir a participação dele no evento violaria a liberdade cultural e religiosa da comunidade, garantida pela Constituição e por tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.
“A cerimônia é essencial para preservar a identidade e os saberes ancestrais da comunidade Xavante”, disse a defesa em um trecho da petição.
Na decisão, Moraes afirmou que não houve mudanças no processo que justificassem a flexibilização. “Cabe ao requerente adequar seu cotidiano às medidas cautelares determinadas, e não o contrário”, escreveu o ministro.
O cacique foi preso em dezembro de 2022 por ameaçar integrantes do STF, invadir o terminal de um aeroporto e convocar pessoas armadas para impedir a diplomação do presidente Lula pela Justiça Eleitoral.
Em setembro de 2023, ele deixou a prisão com a condição de usar tornozeleira eletrônica, entre outras medidas cautelares. No entanto, violou as medidas cautelares e fugiu para a Argentina, em busca de asilo político. Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar em Aragarças (GO).
Testemunhas disseram que a vítima estava trabalhando em uma aldeia indígena do outro lado do…
O funcionário da Concessionária Nova Rota do Oeste, José Carlos Inácio, 51, morreu em acidente…
Evendo faz parte do Programa Solo Seguro Favela, que mobiliza ações de regularização fundiária no…
Região da fronteira com a Bolívia está recebendo pacote de obras estruturantes A Região Oeste…
Assessoria - Neste sábado, dia 30 de maio, os colecionadores do álbum da Copa do…
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, fiscalizou nesta…