O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu mais de uma tonelada mercúrio ilegal de pessoas e empresas alvos da Operação Hermes II, deflagrada pela Polícia Federal em 2023. A ação desarticulou uma suposta organização criminosa que contrabandeava mercúrio para abastecer os garimpos em Mato Grosso e Pará.
Além do material apreendido, também foram aplicadas multas de R$ 19.447.500,00 por uso do mercúrio sem origem lícita e por falta de licença ambiental. A operação realizada entre 2 e 6 de junho, denominada Almadén 2025, teve como principais alvos empresas e pessoas investigadas na Hermes II.
Operação Almadén 2025
Deflagrada após compartilhamento de provas da PF com o IBAMA, a operação realizou a lavratura de 14 autos de infração contra mineradoras licenciadas que operavam com mercúrio de forma ilegal.
“A operação Almadén representa um passo decisivo do Ibama no enfrentamento de práticas irregulares na mineração de ouro. O uso ilegal de mercúrio contamina solos, águas e coloca em risco a saúde de comunidades ribeirinhas e indígenas. Com a rastreabilidade exigida pelo sistema, o Ibama reforça sua capacidade de monitorar e punir desvios, promovendo a proteção do meio ambiente e da saúde pública”, finaliza o IBAMA em sua divulgação sobre a operação.
O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…
Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…
Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…
Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…
A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…