Categories: ALMT

Municípios recebem implementos agrícolas para fortalecer a produção e reduzir desigualdades no campo

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), e o deputado estadual Wilson Santos (PSD) realizaram, no último sábado (14), a entrega de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do governo federal. A solenidade ocorreu no assentamento Dorcelina Folador, em Várzea Grande, e beneficiou os municípios de Acorizal, Glória D’Oeste, Pontal do Araguaia, Poxoréu e Santa Rita do Trivelato.

“Nós temos um grande objetivo que é equipar o campo para o cultivo da terra. As máquinas e equipamentos também podem ser utilizados para melhorar as estradas vicinais, substituir pontes de madeira, entre outras ações. Nosso propósito é fortalecer a parceria do governo federal com estados, municípios e a população. Além dos equipamentos, levaremos tecnologia e capacitação aos parceiros. A agricultura familiar não se resume à entrega de máquinas, ela envolve uma estrutura completa para reduzir as desigualdades no campo. Preparar o solo é um passo essencial para garantir o plantio”, destacou o ministro Fávaro.

Wilson Santos elogiou a iniciativa e reafirmou seu compromisso com os pequenos produtores. “Quando entrei para a política, escolhi trabalhar ao lado dos pequenos. Eles precisam da boa política para equilibrar essa balança. Não adianta fazer reforma agrária sem corrigir a terra. É preciso garantir financiamento, máquinas, acesso à água, comercialização, transporte — um conjunto de condições para que tudo funcione”, afirmou.

O deputado também ressaltou a importância do programa Solo Vivo, lançado no dia 24 de maio, no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde. Durante o lançamento, foram entregues uma pá carregadeira, dois tratores, uma calcareadeira e duas grades aradoras por município contemplado, atendendo 11 assentamentos.

“Estou muito animado com o Solo Vivo. Na minha visão, ele vai transformar a realidade da reforma agrária no Brasil – e começou aqui, em Mato Grosso. Parabéns ao ministro Fávaro pela iniciativa de distribuir, em escala nacional, milhares de máquinas que vão aumentar a produção da agricultura familiar, que é quem realmente coloca comida na mesa. Na Fartura, por exemplo, o solo é pedregoso, ácido e com baixíssima fertilidade. A reforma agrária não é apenas entregar a terra, é garantir que a produção chegue até a gôndola do supermercado e, isso, é um processo complexo”, completou Wilson Santos.

O Promaq tem como objetivo impulsionar a produção agropecuária por meio da mecanização agrícola, com ações voltadas à modernização das atividades no campo, ao aumento da eficiência produtiva e à melhoria da qualidade de vida dos agricultores. A cerimônia contou com a presença de prefeitos e vereadores dos municípios contemplados pelo programa.

O Noroeste

Recent Posts

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

26 minutos ago

Motorista morre após carreta carregada de milho tombar de ponte e cair em rio em MT

Veículo caiu da ponte sobre o Rio Mira-sol, em Gaúcha do Norte, e ficou com…

30 minutos ago

Motorista de carro de luxo bate em duas motos e mata motociclista após ser expulso de balada em Cuiabá

Motorista fugiu a pé após a batida; A esposa do suspeito informou aos policiais que…

34 minutos ago

‘Não ganhei tudo dos meus pais’: homem é agredido após discussão em grupo de faculdade em MT

Vítima de 34 anos foi atacada com socos e chutes em frente de casa; suspeitos…

56 minutos ago

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

19 horas ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

19 horas ago