Categories: Featured

Gaeco deflagra operação contra facção criminosa que tenta se instalar em município de MT

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), força-tarefa permanente composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, deflagrou, nesta terça-feira (24), na cidade de Barra do Garças (509 km de Cuiabá), a Operação “Palmares”.

Policiais cumprem oito ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e afastamento de sigilo de dados, todas contra integrantes de uma facção criminosa que tenta se instalar na cidade. As decisões judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) da Comarca de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela equipe do Gaeco de Barra do Garças, no enfrentamento ao crime organizado.

O nome da operação- “Palmares” – foi escolhido em razão do bairro Palmares, identificado como o epicentro das atividades ilícitas praticadas pela quadrilha.

O local era utilizado como base logística, distribuição de entorpecentes e intimidação de moradores. Durante as investigações, a polícia identificou que os criminosos escolheram o bairro por ser distante da região central da cidade, facilitando a atuação do grupo, inclusive na comercialização de drogas. Os investigados também usavam de força para o domínio territorial, além do uso de ameaças de morte e pichações com siglas da facção para demarcação dos locais de atuação.

O Ministério Público de Mato Grosso reafirma seu compromisso institucional com o combate permanente ao crime organizado, por meio da desarticulação de núcleos criminosos e da responsabilização penal de seus integrantes, garantindo a preservação da ordem pública e da segurança da sociedade mato-grossense.

Além dos integrantes do Gaeco-MT, participaram da operação aproximadamente 20 Policiais Militares, integrantes da Força Tática e do 2º Batalhão da Polícia Militar de Barra do Garças, com o apoio operacional do 5º Comando Regional da PMMT, reafirmando a integração entre forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado no município.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

52 minutos ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

1 hora ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

1 hora ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

1 hora ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

1 hora ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

2 horas ago