Categories: Featured

Uso do fogo é proibido no Cerrado e na Amazônia a partir desta terça-feira (1°) | Mato Grosso

uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Cerrado e na Amazônia está proibido a partir desta terça-feira (1°), e segue até o dia 30 de novembro. Desde junho, também está proibido o uso do fogo no Pantanal mato-grossense.

A medida busca prevenir e combater os incêndios florestais nos biomas, especialmente durante o período de estiagem, quando as condições climáticas ampliam consideravelmente o risco de propagação das chamas.

Durante o período proibitivo, todas as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estão suspensas. o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça as ações de monitoramento, fiscalização e prevenção, coordenadas pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

O descumprimento da norma poderá resultar em sanções severas, incluindo multas, apreensão de equipamentos e responsabilização criminal.

Segundo os bombeiros, até agora, não houve registro de incêndio nos dois biomas. O Corpo de Bombeiros ressaltou que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações preventivas. Qualquer foco de incêndio ou situação suspeita pode ser denunciado por meio dos canais de emergência pelo número 193.

Queima controlada x incêndio florestal

A queima controlada é o uso do fogo para limpeza, autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) até o dia 30 de junho.

Já o incêndio florestal é caracterizado pela propagação descontrolada das chamas sobre a vegetação, requerendo resposta especializada para o combate, e é proibido o ano inteiro, independente da estação.

O Noroeste

Recent Posts

Lide Mato Grosso reúne Eike Batista, Karnal e Pablo Spayer em fórum sobre liderança  – O Mato Grosso

As pré-inscrições para o Fórum LIDE Mato Grosso – Liderança e Empreendedorismo 2026 estão abertas.…

8 horas ago

Maysa Leão reforça pedido por melhorias na estrutura do CRAS Planalto

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a defender melhorias na estrutura e no funcionamento do…

9 horas ago

Projeto que promove ações educativas sobre bem-estar animal é aprovado pela CDDA

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou, na manhã desta terça-feira (14),…

9 horas ago

Comissões aprovam emenda à LDO de 2027 em reunião conjunta extraordinária

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) e a Comissão de Constituição,…

9 horas ago

Pivetta cita omissão de gestões e diz que resolverá crise da água em Várzea Grande I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) pediu uma "aliança pela água" para solucionar a crise hídrica…

9 horas ago

Excluídas do grupo de Abilio, vereadoras reagem; ‘quem perde é Cuiabá’ I MT

As vereadoras Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Manteli (Podemos) e Michely Alencar (União), em entrevista à…

9 horas ago