Categories: Politica MT

Abilio e Piveta articulam usina de asfalto e economizar 29% em tapa-buracos na capital

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou nesta terça-feira (1) que está em tratativas com o governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para viabilizar a instalação de uma usina própria de asfalto no município. A proposta tem como objetivo reduzir custos e ampliar a autonomia da capital na execução de obras de infraestrutura.

A discussão ocorreu durante uma visita institucional realizada na segunda-feira (30), no gabinete do prefeito, no Palácio Alencastro. O encontro teve como foco principal o fortalecimento da parceria entre Estado e Município para a realização de obras estruturantes em Cuiabá.

A reunião reforçou o compromisso das gestões estadual e municipal em atuar de forma integrada para melhorar a qualidade de vida da população cuiabana.

Durante o diálogo, foram debatidas ações conjuntas para ampliar a pavimentação de vias públicas em bairros que ainda enfrentam problemas estruturais, além de iniciativas voltadas à modernização da iluminação pública e à execução de obras de drenagem urbana. Um dos principais temas abordados foi justamente a viabilidade da instalação da usina de asfalto.

Segundo o prefeito Abilio Brunini, a proposta surgiu diante dos altos custos praticados em contratos via licitação. “Quando contratamos uma empresa, há um acréscimo médio de 29% referente ao BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), além do lucro e de outros custos operacionais. Com uma usina própria, poderíamos reduzir significativamente esses valores”, explicou.

A ideia é firmar uma parceria com o Governo do Estado, utilizando a estrutura já existente da usina estadual de pavimentação. Pelo modelo em estudo, o município ficaria responsável pelo fornecimento dos insumos, enquanto a operação técnica seria conduzida pelo Estado.

O vice-governador Otaviano Pivetta se comprometeu a apresentar a proposta ao governador Mauro Mendes e à equipe técnica do Executivo estadual para avaliação e encaminhamentos. “O objetivo é permitir que a prefeitura execute um programa contínuo de pavimentação ao longo de todo o ano, com mais autonomia e eficiência”, ressaltou Abilio.

Nos primeiros seis meses de 2025, a Prefeitura de Cuiabá já executou a operação tapa-buracos em mais de 1.100 ruas e avenidas, utilizando cerca de 15 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A ação contemplou mais de 60 bairros e resultou no fechamento de aproximadamente 50 mil buracos, com um investimento de R$ 13 milhões.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

10 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

10 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

10 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

10 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

11 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

11 horas ago