Assembleia Legislativa aprova em primeira votação projeto que altera o Fethab I MT

Deputados estaduais de Mato Grosso, reunidos em sessão ordinária nesta quarta-feira (9), aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei 1099/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 7.263/2000, que cria o Fundo de Transporte e Habitação (Fethab). A proposta foi aprovada por maioria, com votos contrários do deputado Valdir Barranco (PT) e da deputada em exercício Graciele Marques dos Santos (PT).

O projeto de lei, cuja elaboração contou com contribuição da Assembleia Legislativa, estabelece o congelamento dos valores da UPF (Unidade Padrão Fiscal), que é usada para o cálculo do Fethab. O valor do fundo é corrigido anualmente, nos meses de janeiro a junho. De julho a dezembro, a correção considera os valores vigentes da UPF para os respectivos meses, referentes ao mesmo ano.

Conforme texto aprovado nesta terça-feira, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho vai considerar o valor da UPF de julho do ano anterior. No período de julho a dezembro, o fundo estadual levará em consideração o valor da unidade de padrão fiscal de janeiro do mesmo ano.

Em defesa do projeto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), esclareceu que a proposta atende a um pedido da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Em sua avaliação, “o estado tem condição de fazer esse congelamento sem qualquer perda de receita”.

A deputada Janaina Riva (MDB) também defendeu a aprovação do projeto e apontou a necessidade de mudanças estruturais na forma como a contribuição é calculada e reajustada em Mato Grosso. Para a parlamentar, é urgente criar um índice que acompanhe a realidade do mercado e evite que os produtores sejam penalizados quando os preços caem.

“Esse congelamento é importante, precisa ser aprovado, mas não resolve o problema”, disse. “É indispensável que a gente possa criar um índice, um percentual na nota fiscal dos produtos, para não penalizar quem produz. O produto está mais caro, cresce a contribuição. Mas o preço caiu, precisa também cair a contribuição do Fethab”, observou.

Embora tenha votado a favor do projeto na primeira votação, o deputado Wilson Santos (PSD) anunciou que vai apresentar uma emenda para a segunda votação. “Esse é um projeto que merece muita discussão. Sou fã do Fethab, mas já foi desvirtuado. Era 70% para o plano rodoviário e 30% para moradia popular, mas isso não é cumprido. Vou levantar, mas acredito que não chega a 5% para habitação. Por conta disso, vou fazer uma emenda a esse projeto. Vou repetir a emenda que fiz no ano passado: R$ 100 milhões para loteamentos populares”, disse.

O Noroeste

Recent Posts

Inadimplência atinge 258 mil consumidores cuiabanos em junho – O Mato Grosso

A capital mato-grossense registrou 258 mil consumidores com restrições de crédito no mês de junho…

3 horas ago

ANP cria app para motorista conferir qualidade de posto de combustível – O Mato Grosso

A partir desta segunda-feira (13), motoristas podem lançar mão de um aplicativo (app) para conferir…

5 horas ago

Mãe de menino de 4 anos que morreu em acidente recebe alta para acompanhar velório em MT

Gabriel Gustavo dos Santos da Fontura, de 4 anos, morreu após o carro em que…

6 horas ago

Motociclistas concentram 69% das mortes no trânsito em Cuiabá; quase metade não tinha CNH

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim…

6 horas ago

MP pede condenação de Antero de Barros por publicações contra ex-governador Mauro Mendes I MT

O Ministério Público Eleitoral pediu a condenação do jornalista e pré-candidato a deputado federal, ex-senador…

6 horas ago

TJ suspende concurso com salário de R$ 33 mil e determina posse de 15 fiscais aprovados em 2001

A Secretaria de Estado de Faenda de Mato Grosso (Sefaz) informa que o concurso público…

6 horas ago